Jornal de Notícias

Tentar arrecadar o mínimo para lucrar mais à frente

Braga e V. Guimarães estreiam-se hoje nas pré-eliminatór­ias das competiçõe­s europeias. Maratona de verão até às fases de liga só dá prémios a quem cai

- João Faria joao.faria@jn.pt

UEFA Sporting de Braga e Vitória de Guimarães iniciam hoje a caminhada rumo ao objetivo de entrar nas fases de liga da Liga Europa e da Liga Conferênci­a, respetivam­ente.

Para as equipas minhotas será o primeiro de uma série que poderá ir aos seis jogos, até finais de agosto, sendo que aos guerreiros ainda poderá ser dada uma segunda chance, na terceira prova da UEFA, se entretanto forem afastados, na competição que integram.

Numa época em que as provas mudam radicalmen­te, para já os prémios monetários são residuais e basicament­e atribuídos a quem é eliminado. A presença, em ambos os casos, vale 132 mil euros, mais 175 mil euros por cada pré-eliminatór­ia, enquanto quem cair na segunda pré-eliminatór­ia recebe 350 mil euros, 550 mil na ronda seguinte e 750 mil, no play-off. Já entrar na fase de liga dá 4,31 milhões ( Liga Europa), e 3,17 milhões (Liga Conferênci­a).

O Braga terá de afastar três obstáculos, para atingir a fase de liga da Liga Europa.“Será um desafio muito grande, para a nossa equipa e para todas que estão nas provas europeias. Mas, para já, temos de nos focar neste primeiro adversário”, disse Daniel Sousa, treinador do Braga, na antevisão do jogo de hoje, em casa, com os israelitas do MaccabiPet­ah Tikva, da segunda pré-eliminatór­ia da Liga Europa. “Vai ser uma eliminatór­ia muito difícil de enfrentar pelo desconheci­mento geral que existe do opositor. Precisamos de estar unidos. Isso vai ser determinan­te para passar esta eliminatór­ia”, vincou.

Caso vença este duelo, com a segunda mão a 1 de agosto em Sofia, Bulgária, por questões de segurança, o Braga jogará depois com os suíços do Servette. Mas, se for afastado pelos israelitas, cairá para a Liga Conferênci­a, com adversário a sair do duelo entre Cluj (Roménia) e Neman Grodno (Bielorruss­ia).

Já o Vitória de Guimarães joga hoje em Malta, com o Floriana, na primeira mão da segunda pré-eliminatór­ia da Liga Conferênci­a. À partida da equipa, o presidente António Miguel Cardoso disse que o objetivo dos vitorianos será“avançar jogo a jogo, passo a passo”. Já na antevisão da partida, o técnico Rui Borges rejeitou falar já na fase de liga: “Não adianta pensar nisso, se não fizemos um bom jogo amanhã [hoje]. A exigência é máxima”, frisou.

 ?? ?? Rui Borges (Vitória)
e Daniel Sousa (Braga) estreiam-se
hoje em competiçõe­s
europeias
Rui Borges (Vitória) e Daniel Sousa (Braga) estreiam-se hoje em competiçõe­s europeias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal