Jornal de Notícias

Ruela nega contacto com Santa Maria: foi “lapso” de Belém

Assessora não esclarece como falou com D. Estefânia e diz que filho de Marcelo se queixou dela a chefe da Casa Civil

- Carla Soares carlas@jn.pt

AUDIÇÃO Maria João Ruela, consultora de Belém, garantiu ontem que não contactou o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde as gémeas luso-brasileira­s foram depois tratadas. E atribuiu a “incongruên­cia” presente no relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) a um “lapso na comunicaçã­o passada ao presidente da República sobre o hospital que foi contactado”, depois reproduzid­a em conferênci­a de imprensa. Mas também disse não se recordar do contacto que fez com o Dona Estefânia.

A consultora da Casa Civil para os assuntos sociais e as comunidade­s foi à comissão de inquérito defender a tese de que o caso “não teve um tratamento de excecional­idade”.

Maria João Ruela confirmou que recebeu um email encaminhad­o pelo chefe da Casa Civil para perceber o que estava em causa no pedido de Nuno Rebelo de Sousa. E disse ter tomado “duas diligência­s”. Uma delas foi contactar o remetente para saber se as crianças estavam no Brasil ou em Portugal. “Não foi com a intenção de dar nenhum aconselham­ento. Foi para obter informação, só isso”, referiu.

Documentos do seguro

O PSD anunciou que conseguiu documentos sobre a seguradora de saúde das gémeas, que vai disponibil­izar à comissão. A mãe das crianças recusa ceder a documentaç­ão pedida, mas a comissão decidiu não avançar com queixa por desobediên­cia.

Costa por escrito

António Costa informou que vai responder por escrito. Já Marcelo adiou para a próxima semana a sua resposta ao pedido da comissão de inquérito. “Nunca tive nenhuma conversa, apenas falamos por email”, assegurou.

“NÃO CONTACTEI OS PAIS”

Também “nunca contactei com os pais”, disse. Quanto à segunda diligência, diz ser “procedimen­to habitual” reunir informaçõe­s e dar seguimento para o gabinete do primeiro-ministro que, por sua vez, remeteu o caso ao Ministério da Saúde.

O filho de Marcelo “escreveu um email” ao seu chefe “queixando-se” de que não fez “nada” : “se calhar essa é a minha medalha”, contou. “Não contactei com o Hospital de Santa Maria”, esclareceu depois, admitindo que o fez com o Dona Estefânia mas sem memória: “não tenho registo”.

Também não disse como foi instruída para obter informaçõe­s, admitindo um email que não consta dos documentos da comissão. Num ofício, a Casa Civil esclareceu que o pedido foi passado em papel.

 ?? ?? Maria João Ruela diz que só comunicou por email com Nuno Rebelo de Sousa
Maria João Ruela diz que só comunicou por email com Nuno Rebelo de Sousa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal