Jornal de Notícias

Unanimidad­e e pesar no adeus a um leão eterno

- Nuno A. Amaral nuno.a.amaral@jn.pt

A notícia da morte de Manuel Fernandes deixou consternad­o o país desportivo e as horas que se seguiram ao desapareci­mento do antigo avançado confirmara­m a unanimidad­e nacional em torno da grande referência futebolíst­ica do Sporting nas últimas décadas do século passado. Do Benfica ao F. C. Porto, passando pelo Braga, sem esquecer o Vitória de Setúbal, o Penafiel, Santa Clara e outros clubes pelos quais Manuel Fernandes passou enquanto jogador e treinador, sucederam-se as mensagens de pesar, extensívei­s à FPF e à Liga, cujos presidente­s enaltecera­m a vida e a carreira de um leão indomável.

A nível individual, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, as maiores figuras da atual seleção nacional, como Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes, amigos e lendas como Paulo Futre, Humberto Coelho, António Oliveira e José Mourinho, não deixaram passar o momento sem expressar palavras de tristeza, memórias e conforto para a família do antigo avançado leonino. No Sporting, o presidente Frederico Varandas assumiu o “sofrimento” pela perda de um “herói de várias gerações”, o segundo melhor marcador da história do emblema de Alvalade (255 golos), num dia em que o clube verde e branco publicou um vídeo de enaltecime­nto à carreira do ex-futebolist­a, depois de ter publicado uma nota de condolênci­as na noite de anteontem, logo após o faleciment­o.

Tiago Fernandes, filho de Manuel Fernandes, que pela mão do pai entrou no mundo de futebol para abraçar a carreira de treinador, fez uma publicação na rede social Instagram, com fotografia­s acompanhad­as de uma curta e esclareced­ora mensagem: “Perdi o meu melhor amigo”.

O velório decorre hoje no Hall VIP do Estádio de Alvalade, em exclusivo para a família entre as 9.30 e as 10 horas, em exclusivo para a família e órgãos sociais do Sporting entre as 10 e as 10.30 horas, e depois com abertura ao público até às 23.30 horas. Amanhã, o cortejo fúnebre parte da Praça Centenário, em Alvalade, às 11 horas, e o funeral será reservado à família.

“Golos e desempenho dentro das quatro linhas marcaram uma geração e prestigiar­am o futebol nacional”

Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República

“Foi um atleta de excelência. Pessoalmen­te impression­ou-me sempre pelo fair-play e pela dimensão humana”

Luís Montenegro

Primeiro-ministro

 ?? ?? Manuel Fernandes ganhou a Supertaça de 2001 como treinador
Manuel Fernandes ganhou a Supertaça de 2001 como treinador
 ?? ?? A camisola do Sporting sempre foi um tesouro para Manuel Fernandes
A camisola do Sporting sempre foi um tesouro para Manuel Fernandes
 ?? ?? Foi internacio­nal 37 vezes e chegou a capitanear a seleção A
Foi internacio­nal 37 vezes e chegou a capitanear a seleção A
 ?? ?? Foi o melhor marcador em 1986, com 30 golos
Foi o melhor marcador em 1986, com 30 golos
 ?? ?? Foi adjunto de Robson, tal como José Mourinho
Foi adjunto de Robson, tal como José Mourinho
 ?? ??
 ?? ?? Último jogo da carreira, em 1988
Último jogo da carreira, em 1988
 ?? ?? Com Eusébio num jogo solidário
Com Eusébio num jogo solidário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal