Jornal de Notícias

Produtores de Alvarinho de novo em guerra

Melgaço Câmara diz que minhotos foram traídos por presidente da CVRVV e exige a demissão

- Ana Peixoto Fernandes locais@jn.pt

A rotulagem dos vinhos Alvarinho produzidos na Região Demarcada dos Vinhos Verdes voltou a fazer estalar a guerra pela exclusivid­ade, que tinha sido sanada com um acordo em 2015, entre produtores de Monção e Melgaço e os de fora do território.

Ontem, o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, acusou, em nome dos produtores da sub-região, o presidente da Comissão de Viticultur­a da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, de “traição” e exigir a sua demissão, por permitir que “grandes produtores” de fora do território usem “indevidame­nte” nos rótulos dos seus alvarinhos o selo “Vinho Verde”, que segundo o acordo deveria manter-se exclusivo de Monção e Melgaço até 2021, com o objetivo de os colocar no mercado externo.

O presidente da Comissão de Viticultur­a da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, confirma o uso do selo em produção alheia à região alto-minhota, mas porque o vinho é feito com uvas de Monção e Melgaço.

“Havia uma regra importante que era o período de transição estabeleci­do no acordo. Ou seja, durante seis anos ninguém poderia, fora da sub-região Monção Melgaço, rotular Alvarinho Vinho Verde. Mantinha-se a exclusivid­ade nesta sub-região, mas percebemos que foi alterada e que foi atropelado o acordo, com empresas de fora já a rotular e a colocar no mercado externo, se calhar para esconder”, declarou o autarca Manoel Batista, consideran­do que “houve má fé em todo o processo”. Além do afastament­o de Manuel Pinheiro, o edil reclama “a alteração da legislação para que se respeite o que foi combinado no acordo”.

Em causa, no diferendo, estará vinho Alvarinho, eventualme­nte produzido pela Quinta da Aveleda (Penafiel). “Há uma grande confusão do autarca. Sempre existiu Vinho Verde Alvarinho na região porque são produtores que vão a Monção e Melgaço comprar uvas”, explicou Manuel Pinheiro da CVRVV afirmando: “Já identifica­mos os produtores que estão na origem disto e é vinho 100% da região”.

O presidente da Câmara de Melgaço está mais preocupado com o seu calendário eleitoral do que com as questões do vinho”

Manuel Pinheiro presidente da CVRVV

Quinta da Aveleda é uma das empresas que vende Alvarinho para o estrangeir­o

 ??  ?? Uvas de Monção e Melgaço fazem o vinho vendido pelos vinhos verdes
Uvas de Monção e Melgaço fazem o vinho vendido pelos vinhos verdes
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal