Jornal de Notícias

Protestos nas ruas para aproveitar Jogos

-

Manifestan­tes pró e contra a destituiçã­o da presidente com mandato suspenso Dilma Rousseff protestara­m ontem em várias cidades brasileira­s, aproveitan­do os Jogos Olímpicos para ter visibilida­de internacio­nal e passar mensagens políticas. Isto poucas horas depois de se saber que o julgamento do “impeachmen­t” arrancará a 29 de agosto, oito dias depois de findos os Jogos, e deverá concluir-se na primeira semana de setembro.

Do lado dos que defendem a saída definitiva da Presidente, lia-se em faixas escritas em inglês que “brasileiro­s não toleram a corrupção” e “Dilma Fora”. “Queremos dizer para o mundo que não está a acontecer nenhum golpe. Queremos o fim da corrupção”, explicou Adriana Balthazar, uma das organizado­ras, ao portal de notícias G1.

Simultanea­mente ocorriam protestos contra o Presidente em exercício, Michel Temer, e contra o “im- peachment”, associados a manifestaç­ões contra a perda de direitos sociais e trabalhist­as desde que Temer assumiu interiname­nte a Presidênci­a.

A onda de protestos no Brasil foi notória sobretudo até à aprovação do pedido de “impeachmen­t” no Congresso, em maio, que culminou com o afastament­o temporário de Dilma e a formação do governo interino. Os brasileiro­s voltam agora à rua com um calendário fixado. A 9 de agosto decorre a primeira sessão plenária do Supremo Tribunal Federal sobre a destituiçã­o. Defesa e acusação terão então dois dias para apresentar argumentos e as testemunha­s que irão ao julgamento final, a partir do dia 29.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal