Jornal de Notícias

Da coscuvilhe­ira ao grão-mestre na Viagem Medieval

Feira Mais de duas mil pessoas dão corpo a personagen­s da Idade Média, compondo o cenário e fazendo recriações do tempo do reinado de D. Dinis

- Milene Marques locais@jn.pt JOSÉ MOREIRA

São mais de duas mil as pessoas que diariament­e vestem a pele de personagen­s da Idade Média na 20.ª Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, recriando episódios históricos, vivências, personalid­ades, classes sociais, artes e ofícios, costumes e vícios daquela época, ao longo de 33 hectares da festa que se prolonga até ao próximo domingo.

Em pleno Centro Histórico de Santa Maria da Feira, criam o ambiente que nesta edição transporta os visitantes ao reinado de D. Dinis e de sua mulher, D. Isabel.

Nas 28 áreas temáticas do evento são várias as personagen­s e os figurantes a participar entre espetáculo­s e momentos de recriação histórica em tempo real. O JN foi conhecer alguns dos protagonis­tas que contribuem para o êxito da Viagem Medieval.

GRÃO-MESTRE

Era da Ordem dos Templários, mas com o avançar dos reinados, à sua quarta participaç­ão na Viagem Medieval, José Moreira veste a Ordem de Cristo, que, instituída por D. Dinis, sucedeu justamente à do Templo “para ficar com o seu tesouro”, explica o grão-Mestre, de 23 anos. Na margem do rio Cáster, assentam as Ordens Militares, onde à de Cristo se junta a do Hospital, num contingent­e de 20 homens. “Alto! Ombro lança.” O grão-mestre “dá as ordens, no momento das patrulhas” e os soldados cumprem, explica José. As vivências das Ordens Militares são recriadas na respetiva área temática, pelo grupo de Dinamizaçã­o Cultural de Mozelos (Santa Maria da Feira), entre as 15 e as 21 horas. Às 15 e 17 horas, há visitas guiadas. Às 17:30, há a surtida das Ordens.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal