Jornal de Notícias

“Filigrana” gigante vai cobrir fachada

Póvoa de Varzim Projeto de 3,3 milhões para antiga Garagem Linhares. Autarca admite que haja polémica

- Ana Trocado Marques locaisjn.pt

Um rendilhado, a imitar uma filigrana gigante. Vai ser assim a fachada da antiga Garagem Linhares. Num projeto orçado em 3,3 milhões de euros, a Câmara da Póvoa de Varzim vai instalar ali todos os serviços de atendiment­o ao público. O espaço será ainda uma espécie de sala de visitas da cidade e terá ligação direta ao metro.

“Admito que seja uma fachada suscetível de gerar paixões e outro tipo de opiniões. Eu gosto particular­mente. Acho que é um elemento distintivo, que marcará a arqui- tetura da Praça do Almada”, explicou o presidente, Aires Pereira, que levou à reunião do Executivo a abertura do concurso para execução da obra. A ideia é avançar com os trabalhos em outubro. O prazo de execução é de 18 meses.

Entalada entre fachadas de edifícios antigos, quase todos recuperado­s, a Garagem Linhares, concebida para estacionam­ento de autocarros, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, nada tinha a ver com a envolvente da praça. Assumindo a “rutura”, o arquiteto Rui Bianchi criou-lhe uma “falsa fachada”, composta por painéis de alumínio a imitar filigrana. À noite, um sistema de iluminação dará “uma beleza ímpar” ao edifício.

Nas traseiras da garagem, cujo rés do chão funcionará como galeria, haverá uma ligação direta e coberta à estação de metro, evitando, assim, a saída da estação para a movimentad­a EN13.

No interior, ficarão centraliza­dos todos os serviços da Autarquia, hoje espalhados pelo edifício sede e por dois espaços arrendados: a Loja do Ambiente e o edifício dos Serviços. Haverá ainda uma Loja do Cidadão, uma cafetaria e uma pequena biblioteca. No edifício da Câmara, fica apenas o gabinete jurídico e o poder político.

 ??  ?? Antevisão de como ficará a fachada
Antevisão de como ficará a fachada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal