Jornal de Notícias

Concertos, exposições, filmes, teatro e animação de rua mostram um Algarve empenhado em fazer parte do circuito cultural deste verão

Sugestões

- Ricardo Jorge Fonseca ricardo.fonseca@jn.pt

O Algarve em agosto não é apenas sinónimo de praia, mergulhos, apanha de conchinhas e parques temáticos. Não é apenas vida noturna em ruas atafulhada­s, filas para o supermerca­do e jornais com notícias da “silly season” (conceito aliás desapareci­do, no atual contexto de atentados e inseguranç­a). O Algarve em agosto pode ser também um território a explorar pela sua oferta cultural. Uma oferta que se espraia por concertos, espetáculo­s, filmes, exposições, workshops ou visitas ao património vasto e diversific­ado do Sul de Portugal.

Segue-se uma escolha, naturalmen­te limitada, de eventos que poderão tornar a sua estadia no Algarve uma fonte de prazer e enriquecim­ento pessoal.

Se a gastronomi­a é, por si só, um importante elemento cultural (e dos mais apetitosos), associá-la à música é ainda mais nutritivo. Dois exemplos felizes são o Festival da Sardinha, em Portimão, e o Festival do Marisco, em Olhão. Pelo primeiro, irão passar os Deolinda (dia 3) e a fadista Carminho (dia 5). Já o segundo acolhe Expensive Soul (dia 10), Azeitonas (dia 11), Camané (dia 13) ou Xutos & Pontapés (dia 14).

Em agosto, será possível ouvir um pouco de tudo no Algarve. Do Ciclo de Música Antiga em Lagos, que decorre entre 5 e 19, e onde será interpreta­do repertório de várias latitudes do século XVII e XVIII, aos Sons do Atlântico no Carvoeiro e em Ferragudo, por onde passará Kátia Guerreiro & a Orquestra Clássica do Sul (dia 6), Mariachi Mezcal (dia 7), Vitorino e Janita Salomé (dia 13) e Ramón Martinez e Alicia Márquez (dia 14).

Há ainda o FolkFaro 2016, que arranca dia 20, no Teatro das Figuras, e se prolonga até 28 em vários locais da região, com música, dança e animação de rua por grupos de sete países. E as noites eletrónica­s da discoteca Seven, em Vilamoura, com um elenco de DJ que inclui Benny Benassi (dia 3), Nina Kraviz (dia 9) ou 2manydjs (dia 13). Destaque final, no departamen­to da música, para o concerto de Aloe Blacc, dia 6, no Pine Cliffs Resort, em Albufeira.

No capítulo das exposições, assinale-se a mostra de obras de José de Guimarães “Esconjuraç­ões”, que estará patente até 11 de setembro na galeria municipal de Faro, e “Palácio do Espanto”, uma exposição que coloca em diálogo obras da coleção de arte contemporâ­nea da Caixa Geral de Depósitos (de artistas como José Pedro Croft, Ângelo de Sousa, Fernando Calhau, Rui Chafes Pedro Cabrita Reis, Alberto Carneiro ou Francisco Tropa) com peças de arqueologi­a e etnografia, para ver até 1 de outubro no Palácio da Galeria, em Tavira.

Numa perspetiva mais histórica, destaque-se ainda “A identi-

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal