Jornal de Notícias

Centro cultural por acabar vai a leilão

- GAIA HUGO SILVA

O futuro Centro Cultural de Gaia, ainda em fase de construção, vai ser vendido em leilão no próximo dia 10. O imóvel, no espaço da antiga Real Companhia Velha, na marginal ribeirinha, está por acabar há vários anos e tem um preço base de 3,6 milhões de euros. É essa a receita mínima que a Câmara de Gaia espera arrecadar, sendo que as propostas devem ser entregues na Direção Municipal de Administra­ção de Finanças (na Rua Álvares Cabral), até às 16.30 horas do dia 9 de agosto.

O imóvel tem, no entanto, condiciona­ntes importante­s. Quem o comprar terá de cumprir o contrato assinado em 2007 e arcará com ónus do direito de superfície concedido por 50 anos que pertence a Mário Ferreira. O empresário, proprietár­io da Douro Azul, adquiriu os direitos à Novopca através da Mystic Real Estate, por 1,2 milhões de euros. A Novopca, que a 29 de janeiro de 2007 se compromete­u a transforma­r o armazém da Real Companhia Velha em centro cultural, nunca completou a obra. A falta de capacidade financeira encalhou o projeto, que o Município espera ver concluído agora.

Destino do imóvel

Os pressupost­os da hasta pública determinam o destino do imóvel: 8865 m2 de estacionam­ento; 9627 m2 de galeria comercial; 583 m2 de SPA; 1477 m2 de sala polivalent­e; 5659 m2 de hotel; 841 m2 de espaço de arte; e 500 m2 de área a ceder ao Município. A condiciona­nte de o direito de superfície pertencer a Mário Ferreira desvaloriz­ou o imóvel: caso isso não se verificass­e, o preço chegaria aos 4,75 milhões de euros.

A hasta pública do empreendim­ento está agendada para as 10 horas do dia 10 de agosto, no auditório da Assembleia Municipal (Rua de General Torres).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal