Jornal de Notícias

Deficiente fustigado por multas em lugar reservado

Porto Adélio Ferreira pagou nove mil euros por lugar para deficiente, mas não deixa de ser “multado”

- Marta Tavares locais@jn.pt

Tem lugar privativo na rua, pelo qual pagou nove mil euros. O sinal no passeio tem a matrícula do seu carro e, no interior da viatura, está bem visível o dístico indicando que é portador de deficiênci­a. A documentaç­ão está toda em dia. Mas nem isso livra Adélio Ferreira de receber constantem­ente avisos de pagamento por parte dos controlado­res de trânsito que vigiam o estacionam­ento nos lugares com parcómetro­s da cidade do Porto.

Há três meses que Adélio Ferreira vive um martírio, com “multas” constantes à porta do seu café, na Rua da Boa Nova, no Porto.

“Eu vou lá fora e chamo a aten- ção, porque tenho o lugar marcado, até a matrícula está na placa!”, protesta Adélio. Sem êxito. Ontem, lá estava outra vez o envelope cor de laranja no para-brisas do carro, com o respetivo aviso de pagamento. “Há dois dias, cheguei aqui e já estava um controlado­r a passar a ‘multa’. Avisei-o, ele foi ver a placa e foi embora”, recordou.

Desta vez, o aviso foi mesmo passado: seis euros para pagar. Adélio Ferreira explica que, ainda assim, nunca recebeu qualquer carta em casa a avisar que tinha pagamentos em atraso.

O JN contactou a EPorto, concession­ária do estacionam­ento pago na via pública da cidade, para obter esclarecim­entos. Fonte da empresa disse que o sistema de pagamento de estacionam­entos da Autarquia mudou e aconselhou Adélio a ir à Câmara pedir a isenção de pagamento, mesmo que os seus documentos estejam em dia. Dessa forma, o Município indica a matrícula e respetiva isenção à EPorto e a partir daí os controlado­res deixam de colocar avisos na viatura, não precisando sequer de ter o dístico de portador de deficiênci­a.

 ??  ?? Adélio Ferreira junto ao sinal com a sua matrícula. Ontem, teve mais um aviso
Adélio Ferreira junto ao sinal com a sua matrícula. Ontem, teve mais um aviso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal