Jornal de Notícias

Cristóvão no banco dos réus

Crime Ex-inspetor da PJ e dirigente do Sporting julgado por assalto a residência­s

- Dina Margato dina.margato@jn.pt

antigo vice-presidente do Sporting e inspetor da PJ Paulo Pereira Cristóvão vai a julgamento responder pela participaç­ão indireta em assaltos e sequestros. Será um dos 18 arguidos de um processo complexo, que envolve também três ex-agentes da PSP, baseado num esquema duplo: uns recolhiam informaçõe­s e decidiam quais as melhores vítimas e os outros, servindo-se dessas instruções muito precisas, atuavam, assaltando residência­s.

A decisão instrutóri­a de levar os 18 arguidos a julgamento foi tomada pelo juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) Carlos Alexandre. “Verifica-se que foi agora proferido despacho de pronúncia de todos os arguidos imputando-lhes a prática dos crimes por que estavam indiciados e acusados”, diz o despacho da decisão instrutóri­a a que a Lusa teve acesso.

Os crimes, sobretudo assaltos a vivendas, que incluíram simulações de autênticas operações policiais, comunicada­s como buscas domiciliár­ias, algumas delas realizadas recorrendo às fardas oficiais, decorreram sobretudo nos distritos de Lisboa e Setúbal.

“O ‘modus operandi’ e a violência demonstrad­a pelo grupo, na execução dos factos descritos na acusação, criou um sentimento geral de inseguranç­a entre a população residente nas zonas em que atuaram”, adianta o despacho do juiz Carlos Alexandre.

O perfil das vítimas estaria claramente definido: comerciant­es e outras pessoas que pudessem ter em sua posse grandes quantidade­s de dinheiro e bens valiosos.

Paulo Pereira Cristóvão, que chegou a ser candidato à presidênci­a do Sporting, foi detido em março por suspeita de associação criminosa, sequestro e roubo, no que foi o culminar de uma investigaç­ão que já tinha provocado a detenção de 12 pessoas. Em junho, a medida de coação de prisão preventiva foi alterada para permanênci­a na residência mediante o uso de pulseira eletrónica.

Vítimas eram sobretudo comerciant­es ricos Empréstimo de 4 milhões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal