Jornal de Notícias

Cartazes colados na Casa do Douro

-

Dirigentes da Associação dos Vitivinicu­ltores Independen­tes do Douro (Avidouro) colaram, ontem, cartazes de protesto na sede da Casa do Douro, na Régua, numa ação simbólica contra a tomada de posse do edifício pela nova gestão privada.

“Assaltante­s da Casa do Douro para a rua”, “O património da Casa do Douro é dos viticultor­es” ou “Governo para a rua” eram algumas das frases que se podiam ler nos cartazes que foram colocados no edifício localizado na cidade de Peso da Régua, distrito de Vila Real.

A dirigente da Avidouro, Berta Santos, referiu que este foi um “protesto simbólico” para marcar o dia depois da Federação Renovação do Douro (FRD) “ter forçado” a entrada na sede da Casa do Douro, que foi extinta enquanto associação pública em dezembro do ano passado.

A FRD ganhou o concurso público para a gestão privada da instituiçã­o em maio e garante ter legitimida­de para entrar na sede, invocando, para o justificar, os decretos-lei do Governo e a escritura pública feita há quatro meses.

A ação, que juntou cerca de duas dezenas de dirigentes da Avidouro, foi decidida depois de uma reunião de urgência convocada pela associação e onde ficou decidido avançar também com uma campanha de informação pelo Douro, chamando a atenção dos produtores para o “que se está a passar”.

A Avidouro quer organizar, ainda, uma “grande manifestaç­ão de protesto” em frente à sede e garantiu que vai falar com os partidos de Esquerda porque acredita que a “privatizaç­ão da Casa do Douro ainda é um processo reversível”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal