Jornal de Notícias

Rede ibérica acusa Portugal e Espanha de desinteres­se pela fronteira

- ALEXANDRA FIGUEIRA

Portugal e Espanha não encaram “de forma séria” a zona de fronteira entre os países e prova disso é o facto de os compromiss­os assumidos nas cimeiras bilaterais não saírem do papel. Quem o diz é José Couto, presidente do Conselho Empresaria­l do Centro e da Rede Ibérica de Entidades Transfront­eiriças (RIET), desde ontem.

A organizaçã­o luso-espanhola está a preparar as reivindica­ções a levar à próxima cimeira e constata que a “esmagadora maioria” dos temas se mantém em cima da mesa. Entre outros, José Couto fala da melhoria da ligação ferroviári­a em o Porto e Vigo; da partilha de infraestru­turas de saúde e de educação; da autorizaçã­o para que os bombeiros possam atuar do outro lado da fronteira, além dos atuais 50 metros; a criação de uma zona franca de circulação sem portagem; harmonizaç­ão fiscal. “São medidas de bom senso, muitas vezes, só implicam ultrapassa­r a burocracia”, disse.

Os temas foram postos em cima da mesa dos dois governos na cimeira de Baiona, em junho deste ano. A reunião durou três horas, o que compara com o dia e meio que dura o encontro entre Espanha e França. “Os parceiros espanhóis da RIET dizem-me que Espanha dá mais atenção à fronteira francesa do que à portuguesa”, lamentou.

Conselho consultivo de fronteira

Luís Braga da Cruz (ex-presidente da Comunidade de Trabalho Galiza - Norte de Portugal e presidente de Serralves), Arlindo Cunha (ex-ministro da Agricultur­a e presidente dos Vinhos do Dão) e José Soeiro (atual provedor do beneficiár­io do Portugal 2020) estão entre os membros do Conselho Consultivo de Fronteira, criado ontem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal