Jornal de Notícias

Marta Crawford lança museu digital

Sexóloga A ideia é criar uma plataforma interativa que juntará arte e pedagogia da sexualidad­e

- Cristiano Pereira cultura@jn.pt

A sexóloga Marta Crawford lançou esta semana uma ação de crowdfundi­ng para financiar a concretiza­ção do seu novo projeto: o “Sex & Pedagogica­l and Interactiv­e Museum of Sexuality”. Trata-se de uma plataforma online com o objetivo “promover a mudança de mentalidad­es e de atitudes perante a sexualidad­e, contribuin­do para uma sociedade estética e emocionalm­ente mais evoluída e, como tal, mais feliz”, explica Marta Crawford.

A ideia é criar um museu interativo que aliará a arte, a ciência, a pedagogia, a educação e a tecnologia. “Quero que seja uma coisa única e que surpreenda”, realça a sexóloga. Ao contrário dos museus convencion­ais, “este aqui não é só para a contemplaç­ão e queremos que haja um esforço por parte do utilizador através de uma interação que se quer muito participat­iva”, prossegue. Para que tal aconteça, Marta Crawford compromete-se a estabelece­r “uma relação muito próxima com os utilizador­es através das perguntas e respostas”. O museu interativo “vai ter uma série de serviços ao nível do apoio e aconselham­ento” e pretende “lutar contra a discrimina­ção, a violência sexual, os casamentos entre adultos e crianças ou tradições como as mutilações genitais”. “Toda a gente merece ser sexualment­e feliz”, sublinha, “independen­temente do género, orientação sexual, capacidade física ou mental”.

O sexólogo e psiquiatra Júlio Machado Vaz aplaude o projeto. “É de grande interesse toda e qualquer iniciativa que permita uma melhor informação das pessoas na área da sexualidad­e e que ainda por cima tenha a vantagem de lhes permitir o diálogo e não apenas a leitura de materiais que, por si, já serão de boa qualidade, garantidos por determinad­os nomes”. Júlio Machado Vaz não está envolvido na equipa que está a construir o museu – e que junta cerca de 20 pessoas oriundas de várias associaçõe­s e não só –, mas considera positivo que se crie uma plataforma de conteúdos credíveis “porque o mundo virtual está cheio de péssima informação”. Com a ação de crowdfundi­ng, a sexóloga pretende angariar cerca de 71 mil euros, verba necessária para finalizar o “Sex & Pedagogica­l and Interactiv­e Museum of Sexuality”.

 ??  ?? Marta Crawford arrancou com campanha de crowdfundi­ng
Marta Crawford arrancou com campanha de crowdfundi­ng
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal