Jornal de Notícias

Saneamento cobre mais 15% do município

- ÍLHAVO SALOMÉ FILIPE

O município de Ílhavo tem, atualmente, 85% do território coberto pela rede de saneamento, quando, até ontem, tinha apenas 70%. Após um investimen­to de 10 milhões de euros, num projeto executado pela Câmara e pela Águas da Região de Aveiro (AdRA), foi ativada e inaugurada, ontem, a rede pública de saneamento e de drenagem de águas pluviais da Gafanha da Nazaré e da Zona Industrial da Mota.

A empreitada irá evitar, também, que os terrenos agrícolas inundem, uma vez que a água das chuvas passa a ter mais locais para onde drenar. A parte relativa às águas residuais coube à AdRA e, segundo Manuel Fernandes Thomaz, presidente da empresa, “vai servir 12 mil cidadãos da região”. Foram construído­s mais 40 quilómetro­s de rede de saneamento e 14 estações elevatória­s, com um custo de cerca de cinco milhões de euros.

Já em relação às águas pluviais – a parte da obra que foi da responsabi­lidade da Câmara –, a rede conta com mais 16 quilómetro­s. Foi prolongada, também, a vala pluvial no Esteiro do Oudinot.

“A freguesia da Gafanha da Nazaré fica com uma cobertura de rede de saneamento de 90%, mas temos já aprovado o projeto, de 1,1 milhões de euros, para fazer o que resta. Os próximos três anos serão importante­s nesta matéria”, adiantou Fernando Caçoilo, presidente da autarquia.

 ??  ?? Neste momento, rede chega a 85%
Neste momento, rede chega a 85%

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal