Jornal de Notícias

Alegado racismo arranca sorrisos

René e ‘Preto’ foram protagonis­tas involuntár­ios de mal-entendido que ditou a expulsão de treinador

- Arnaldo Martins desporto@jn.pt

Na praia de Valadares, em Vila Nova de Gaia, o JN juntou, ontem, ao final da tarde, dois protagonis­tas... indiretos no caso que marcou o fim de semana do futebol distrital portuense e que culminou com a expulsão do treinador Juvenal Brandão, do Aliados de Lordelo, na partida com o Valadares, da 32.ª jornada da Divisão de Elite. Jorge Ricardo, central do Aliados, que tem a alcunha de Preto, e René Yougbare, avançado do Valadares, riem-se perante o episódio. “Sinceramen­te, está a fazerse uma tempestade num copo de água. O nosso treinador apenas deu indicações a um colega meu para se juntar a mim. Sou tratado por Preto desde as camadas jovens. Aliás,na escola era co- nhecido assim, por ser moreno. O juiz pensou que o mister estava a insultar o René e expulsou-o. Foi um lapso lamentável”, começa por lembrar Ricardo ‘ Preto’, 24 anos, que até já tinha defrontado o atacante do Burquina Faso na primeira volta: “Tenho a certeza que ele nem ouviu nada. Correu tudo normal. No final do jogo, quando soube o motivo da expulsão, só me ri, tal como os meus colegas”.

René Yougbare, 25 anos, que chegou esta época ao Valadares, depois de passagens por Ribeirão, Vila Flor, Espinho e Lixa, só soube do insólito acontecime­nto através da edição de ontem do JN. “Nem queria acreditar. Durante o jogo, não me apercebi de nada. Ninguém me insultou, foi tudo tranquilo. Às vezes, há adeptos que me chamam nomes e dizem ‘ ó preto, vai para a tua terra’, mas desta vez não se passou nada. Nunca fui desrespeit­ado por jogadores ou técnicos. Aliás, este treinador foi muito educado. Chegou ao campo e cumpriment­ou toda a gente. Deve ter sido tudo um grande equívoco. Os árbitros são humanos e também erram. Acredito que tudo seja corrigido e que o técnico não seja castigado”, disse, sincero, Yougbare.

Ricardo ‘Preto’ abana a cabeça, em sinal de aprovação: “Claro que o mister sente-se injustiçad­o. É grave ser acusado de racismo quando falava para um colega meu. Não tenho culpa que me chamem ‘Preto’. Espero que o bom-senso prevaleça e não privem o Aliados do treinador. Estamos com ele”.

Desde as camadas jovens que me tratam por Preto. Mesmo na escola era conhecido assim, por ser moreno”

Ricardo “Preto” Defesa do Aliados de Lordelo No campo, não me apercebi de nada. O treinador até foi muito bem educado e cumpriment­ou toda a gente quando chegou”

René Yougbare Avançado do Valadares

 ??  ?? René Yougbare, avançado do Valadares, e Ricardo ‘Preto’, defesa do Aliados, defendem a despenaliz­ação do técnico Juvenal Brandão
René Yougbare, avançado do Valadares, e Ricardo ‘Preto’, defesa do Aliados, defendem a despenaliz­ação do técnico Juvenal Brandão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal