Jornal de Notícias

PT não fez perguntas sobre investimen­to na Rioforte

- G.P.

AO CONTRÁRIO do que aconteceu com outros investidor­es, a Portugal Telecom (PT) nunca demonstrou interesse em falar com a Rioforte e em conhecer melhor a holding de topo do Grupo Espírito Santo (GES) antes de decidir fazer os sucessivos investimen­tos, no valor total de quase 900 milhões de euros, em papel comercial da Rioforte. A revelação foi feita ontem na comissão parlamenta­r de inquérito pelo exadminist­rador financeiro da empresa, Gonçalo Cadete, revelando que normalment­e não conheciam quem eram os tomadores de dívida.

O assunto da compra de papel comercial da Rioforte pela PT será um dos temas fortes da audição, amanhã, de Zeinal Bava e, na próxima quarta-feira, de Henrique Granadeiro, ex-administra­dores da PT.

Ontem, Gonçalo Cadete reconheceu que, a partir de 2012, o endividame­nto da Rioforte foi usado pelo acionista como forma de financiar a Espírito Santo Internatio­nal (ESI) e ir aos aumentos de capital do BES e da Espírito Santo Financial Group. “Foi nos dito pelo acionista que [esses empréstimo­s] tinham caráter temporal e limitado no tempo. Não tínhamos razão para duvidar da solvência do nosso acionista, nem para duvidar do que o acionista nos dizia”, disse, revelando que esses pedidos chegavam via o administra­dor Manuel Fernando Espírito Santo ou José Castela.

“Profunda consternaç­ão”

À tarde, foram ouvidos dois ex-administra­dores do BES e do Novo Banco, Jorge Martins e João Freixa, que manifestar­am a sua “profunda consternaç­ão” com a situação que afeta os clientes lesados pela compra de papel comercial aos balcões do banco. Desde Junho de 2014, os clientes não têm conseguido receber o dinheiro investido e têm criticado a forma de venda – muitos dizem que lhes diziam que aquela dívida do GES era sem risco ou entendida como depósito. Ficaram por liquidar 550 milhões de euros em papel comercial, nas mãos de um total de 2508 clientes.

 ?? MANUEL DE ALMEIDA/LUSA ?? Gonçalo Cadete, ex-administra­dor da Rioforte
MANUEL DE ALMEIDA/LUSA Gonçalo Cadete, ex-administra­dor da Rioforte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal