Jornal de Notícias

UMA MENINA QUE CELEBRA HOJE 80 ANOS

Banda desenhada Luluzinha surgiu em 23 de fevereiro de 1935, em cartoon no “Saturday Evening Post”

- F. Cleto e Pina cultura@jn.pt

SE AS HEROÍNAS de banda desenhada cumpriram durante anos quase sempre o papel de mulheres belas e sensuais, mas fracas e indefesas para serem salvas pelos seus noivos eternos, enquanto meninas, revelaram-se fortes e mandonas. Luluzinha, que hoje completa 80 anos, é um desses exemplos, onde também cabem a Mônica, a Mafalda e a Lucy, dos Peanuts.

Estreada a 23 de fevereiro de 1935, num cartoon publicado no “Saturday Evening Post”, Little Lulu – populariza­da entre nós como Luluzinha, em especial em edições brasileira­s, foi uma criação da norte-americana Marjorie Henderson Buell (19041993), uma das primeiras autoras de BD dos EUA.

Naquele cartoon, Luluzinha, mostrando o seu carácter forte, lançava cascas de banana à frente de uma noiva que se encaminhav­a para o altar em lugar das tradiciona­is pétalas. Os cartoons predominar­am durante cerca de uma década, passando depois a histórias aos quadradinh­os, publicadas no formato de tira diária em jornais ou, a partir de 1948, na revista com o seu nome.

Distinguin­do-se pelo seu vestido vermelho e o cabelo aos cachinhos, a menina era determinad­a e teimosa e gostava de mandar. Ao seu lado, surgiam Bolinha (Tubby, no original) – obrigado a sujeitar-se à sua von- tade, apesar de ser o criador do célebre clube sexista só para rapazes que se distinguia pela tabuleta “Menina não entra” –, Carequinha, Alvinho, Aninha, o rico Plínio, a bela Glória e a professora dona Marocas.

Com eles, os diversos autores que a desenharam, entre os quais se destacam John Stanley (1914-1993) e Irving Tripp (1921-2009), traçaram um retrato da sociedade, abordando com boa disposição questões relevantes como as diferenças entre os sexos, as desigualda­des sociais ou o quotidiano familiar e escolar.

O êxito da Luluzinha levoua a protagoniz­ar filmes de animação, uma série televisiva com atores reais e fez dela a cara dos lenços Kleenex, em meados do século passado.

 ??  ?? Luluzinha e um dos melhores amigos, Bolinha
Luluzinha e um dos melhores amigos, Bolinha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal