Evasões

JOÃO RODRIGUES

- NC

Oano de 2018 marca uma década de vida e dedicação ao mundo dos cocktails para este algarvio de 32 anos. Coincidênc­ia, ou não, acaba de inaugurar o seu próprio bar, o Bow Tie, na Baixa de Faro. «Era um desejo que já tinha há muito tempo», conta João Rodrigues.

Para trás ficam dez anos ao serviço do Columbus Bar, na mesma cidade, onde aprendeu e aperfeiçoo­u técnicas e combinaçõe­s. Na altura, entrou para o ramo para ajudar a pagar as propinas do curso de Gestão Hoteleira. «Tinha colegas de curso que já lá trabalhava­m e surgiu a oportunida­de. Na altura, o Columbus não fazia nada de cocktails», recorda o vencedor nacional do prémio World Class 2016. «Fomos encorajado­s a experiment­ar e ir aprendendo. No início misturava coisas que não faziam sentido nenhum», ri-se João. A evolução fez-se sentir e o Columbus acabou por ganhar os prémios de Melhor Equipa de Bar e Melhor Carta no Lisbon Bar Show de 2014.

No seu novo Bow Tie, com um espaço relativame­nte pequeno e atendiment­o personaliz­ado, a variedade de sabores impera. «Gosto de ter, no mesmo cocktail, agentes amargos, ácidos e doces», revela.

Parte do fascínio do mundo da coquetelar­ia é a criativida­de inerente. «Sou muito criativo, gosto de pôr em prática a intuição e imaginar sabores», revela o bartender. Mas não só. «É um universo onde se aprende todos os dias, porque está em constante mudança.»

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal