Evasões

PORTUGAL «NÃO FICA ATRÁS DO ESTRANGEIR­O»

- NUNO CARDOSO

Com o aumento da popularida­de e da dimensão da indústria (em espaços e em recursos humanos), chegaram, inevitavel­mente, várias iniciativa­s ligadas aos bares – «Há cada vez mais pessoas interessad­as», nota Alberto Pires. Mas chegou também o cresciment­o de outras ramificaçõ­es da área, como a consultori­a.

«A consultori­a de bares é um trabalho em que desenhamos de tudo: da carta de bebidas à decoração», conta Kiko Pericoli, italiano a viver e a trabalhar em Portugal há quinze anos. É ele o fundador da Liquid Consulting, que atua neste ramo, como atuam também, por exemplo, a Black Pepper & Basil e a Às de Copos. «Temos de ser aplicados e criativos nesta área», adianta. Para Pericoli, que já viajou pelos quatro cantos do mundo, Portugal «está no bom caminho e não fica atrás do estrangeir­o» no que toca à coquetelar­ia.

Quando questionad­o sobre as carateríst­icas fundamenta­is de um bom bartender, é perentório e di-lo em inglês: «Hard work, spirit and soul.» Empenho, espírito e alma. Alberto Pires, por seu lado, indica outras três: «Foco no cliente é a mais importante, depois humildade e conhecimen­to.» Na opinião de Paulo Amado, a hospitalid­ade vem em primeiro, «um barman tem de saber receber e estar presente». Depois, «conhecimen­to é a segunda e a terceira é o espírito de curiosidad­e». A gastronomi­a e o bar, sublinha, «estão em constante transforma­ção e não é possível outra atitude que não a da permanente investigaç­ão», remata: «Olhar em volta. Não basta misturar bebidas.»

 ??  ?? 1 Shaker 2 Espremedor 3 Medidor 4 Colher de bar 5 Coador (ou strainer) 6 Coador (ou strainer) 7 Coador (julep strainer) 7 1 6 5 2 3 4
1 Shaker 2 Espremedor 3 Medidor 4 Colher de bar 5 Coador (ou strainer) 6 Coador (ou strainer) 7 Coador (julep strainer) 7 1 6 5 2 3 4

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal