Diário de Notícias

Amorim planeia nova época com Gyökeres, mas não garante ambos fiquem em Alvalade

O treinador do Sporting assumiu não controlar o que se passará no futuro, deixando em aberto uma eventual saída. No jogo de hoje na Amoreira, assumiu objetivo de bater recorde de vitórias e pontos. Estoril quer garantir já a permanênci­a.

- TEXTO ISAURA ALM EIDA

Como diz o provérbio, “uma no cravo e outra a na ferradura”. Foi assim o discurso de ontem de Rúben Amorim, que garantiu estar muito “focado no Sporting” e que já está a “preparar a próxima época com o máximo pormenor” e “com Gyökeres”, apesar de admitir não controlar o futuro, pelo que não pode prometer que fica outro ano para tentar o bicampeona­to, como deu a entender na festa do título.

“Todos os clubes querem ser campeões na próxima época e nós temos esse objetivo de voltar a ser campeões. Sou um homem que não costuma beber, mas naquela altura já tinha bebido duas cervejas. A euforia, o momento, tudo levou àquele ponto, mas que não haja dúvidas de que queremos ser bicampeões”, disse o treinador na antevisão da visita ao Estoril, marcada para esta tarde (18.00 horas, SportTV ).

Refugiando-se sempre no facto de ter contrato até 2026, Amorim colocou o foco em Gyökeres – Melhor Marcador da I Liga com 27 golos em 32 jornadas. “Nós vamos fazer o máximo para manter o Viktor Gyökeres, é um jogador muito importante para nós, mas já passámos por estas situações. Há que salvaguard­ar tudo e precaver o futuro. Contamos com ele para o próximo ano, mas é um grande jogador e por isso vamos ter de esperar [para saber se fica]”, desabafou, antevendo “um defeso complicado para os adeptos do Sporting”.

Há quase 70 anos que um treinador não era campeão duas vezes pelo Sporting. Questionad­o sobre se alguma vez, enquanto jogador do Benfica, sonhou viver isto no rival, atirou: “Nunca pensei estar no Marquês a ter um discurso como treinador do Sporting. Foi uma surpresa boa da vida. Já disse várias vezes que esta é a casa onde fui mais realizado profission­almente e é para continuar. O importante é ajudar o Sporting a ser melhor, ser feliz a treinar talvez ser a equipa [técnica] com mais títulos no Sporting”, respondeu o treinador de 39 anos.

O jogo da 33.ª jornada da I Liga não é apenas para cumprir calendário, afinal há um recorde de pontos que ainda pode ser batido e do qual Rúben Amorim não foge. “Acho que o recorde do Sporting são 27 vitórias, nós podemos fazer 28, podemos bater a melhor pontuação e, acima de tudo, se queremos vencer o próximo título [Taça de Portugal], precisamos de toda a gente com ritmo. Há muita coisa ainda para ganhar, a festa do título foi um dia especial, mas já passou”, alertou.

Manter o ritmo elevado até à final da Taça de Portugal – dia 26, com o FC Porto – é o objetivo, assim como chegar aos 100 golos no campeonato. Os leões têm 92 marcados em 32 jornadas e mais duas rondas para atingir a centena. Uma meta que “é muito difícil”, segundo o treinador do Campeão Nacional: “O número de vitórias e de pontos são importante­s, porque é marcante num clube como o Sporting. E, acima de tudo, preparar o próximo troféu e a próxima época.”

Frente ao Estoril, o técnico terá de entregar a baliza a um novato. Antonio Adán “ainda está lesionado” e Franco Israel “foi operado e está de fora o resto da época”, pelo que o jovem Diogo Pinto, de apenas 19 anos, vai estrear-se na equipa principal. “É um peso grande, mas o contexto vai ajudar porque já fomos campeões e de certeza que todos os jogadores da equipa vão ajudá-lo ao máximo e todos sabem que ele está preparado para ajudar-nos a mantermo-nos sem sofrer golos.”

O Estoril segue em 13.º lugar e ainda corre o risco de terminar no 16.º posto, posição que obriga a disputar um play-off pela manutenção com o 3.º classifica­do da II Liga, mas tem mais cinco pontos do que o Portimonen­se, que ocupa essa posição. Ainda assim, Vasco Seabra, treinador dos canarinhos, tem o objetivo bem definido para o duelo com os leões: “Gostamos pouco de estar a olhar para os outros. Temos 33 pontos, devíamos ter mais, mas queremos terminar o jogo com 36. Durante a semana estivemos muito focados, pelo que mais do que os pontos, queremos fechar as contas da permanênci­a. Só dependemos de nós.” Refira-se que este ano o Estoril venceu três vezes o FC Porto, eliminou o Benfica na Taça da Liga e tentará hoje fazer mais uma surpresa com o “justo campeão” Sporting.

“Sou um homem que não costuma beber, mas naquela altura já tinha bebido duas cervejas”, disse Amorim sobre o seu discurso na festa de campeão.

 ?? ?? Rúben Amorim anunciou ontem a titularida­de do jovem guarda-redes Diogo Pinto, esta tarde no Estoril.
Rúben Amorim anunciou ontem a titularida­de do jovem guarda-redes Diogo Pinto, esta tarde no Estoril.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal