Diário de Notícias

Xi ouve ameaças e pedidos de ajuda na visita à Europa

Macron recebeu presidente chinês, junto com Von der Leyen, com o foco em duas guerras: a comercial com os 27 e a da Ucrânia.

- TEXTO SUSANA SALVADOR

Adifícil relação entre União Europeia (UE) e China ficou mais uma vez patente na receção do presidente francês, Emmanuel Macron, ao presidente chinês, Xi Jinping, na qual também esteve a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Esta última deixou claro que Bruxelas “não vai hesitar” em abrir uma guerra comercial com Pequim, devido aos apoios estatais que os chineses dão à sua indústria e que estão a pôr em causa este setor na Europa. Mas a ameaça veio acompanhad­a de um pedido de ajuda: que Xi use “toda a sua influência” para levar a Rússia a acabar com a guerra na Ucrânia.

“A nossa vontade é ter uma relação equilibrad­a com a China”, disse Macron antes do início do encontro no Palácio do Eliseu, defendendo “regras justas para todos” no que diz respeito às trocas comerciais. “O futuro do nosso continente dependerá claramente da nossa capacidade de continuar a desenvolve­r as relações com a China de uma forma equilibrad­a”, acrescento­u, citado pela AFP.

“A Europa não vai hesitar em tomar as decisões difíceis necessária­s para proteger o seu mercado”, disse por seu lado Von der Leyen, após o encontro, ameaçando usar os instrument­os de defesa comercial do bloco. A presidente da Comissão Europeia insistiu que a UE “não pode absorver a superprodu­ção de bens industriai­s chineses que estão a inundar o seu mercado”.

Bruxelas anunciou, nos últimos meses, medidas de proteção contra práticas que considera injustas por parte de Pequim, nomeadamen­te a subvenção de certos setores cujos produtos inundam o mercado europeu. Um exemplo, as turbinas para a energia eólica chinesas são 50% mais baratas do que as europeias. Von der Leyen disse que a conversa entre os três foi “honesta e aberta”, tendo ficando claro onde há pontos em comum, mas também onde existem as diferenças.

O presidente chinês defendeu, por seu lado, a parceria entre os dois blocos. “Como duas grandes potências mundiais, a China e a UE devem permanecer parceiros, prosseguir o diálogo e a cooperação, aproda UE,

 ?? ?? O encontro entre Xi, Macron e Von der Leyen no Palácio do Eliseu.
O encontro entre Xi, Macron e Von der Leyen no Palácio do Eliseu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal