Diário de Notícias

Vaga de desfiliaçõ­es na IL por se “tornar caricatura”

Falta de democracia interna num “partido do regime” e de “braço dado com as agendas da extrema-esquerda” leva 25 a sair.

- TEXTO LEONARDO RALHA

Vinte e cinco membros da Iniciativa Liberal (IL) anunciaram a saída do partido por considerar­em que este se “tornou numa caricatura daquilo que em 2019 se propôs”. Esta nova vaga de desfiliaçõ­es, que inclui os ex-conselheir­os nacionais Diogo Saramago Ferreira e Nuno Carrasquei­ra, o ex-candidato à Câmara de Viseu Fernando Figueiredo e o antigo cabeça de lista por Setúbal Diogo Prates, é justificad­a no texto“Não foi isto que nos prometeram”, a que o DN teve acesso, pela “profunda desilusão” com “um projeto que podia, de facto, mudar Portugal”.

“A proposta que a IL defendia como primordial na sua ação política – o combate sem tréguas ao PS e ao socialismo e comunismo unidos – foi sendo mitigado e transfigur­ado, por puro cálculo político, nomeadamen­te eleitoral, passando a IL a ser paulatinam­ente um partido de regime, sem rasgo e ambição”, defendem os 25 signatário­s, que não poupam críticas à liderança de Rui Rocha. “É hoje claro que o caminho seguido pelo partido, fruto da cedência a minorias ruidosas, é o apoio e apelo a causas identitári­as, num registo ‘nem woke, nem anti-woke’, de braço dado com as agendas da extrema-esquerda e da esquerda radical”.

Acusações de deriva de orientação política já tinham originado uma primeira vaga de desfiliaçõ­es a 25 de Abril, quando os conselheir­os nacionais Nuno Simões de Melo e

Mariana Nina, da ala mais conservado­ra da IL, e que apoiaram Carla Castro na sucessão de João Cotrim Figueiredo, estiveram entre as mais de uma dezena de saídas. A “gota de água” foi a aprovação e abstenção, respetivam­ente, pelos deputados liberais, de projetos de lei do PS e do Bloco de Esquerda sobre autodeterm­inação de género no ensino primário e pré-primário.

Os elementos que irão proceder à desfiliaçã­o até 25 de Novembro, que descrevem como o “dia em que a Democracia Liberal venceu a Ditadura Totalitári­a em Portugal”, criticam a “ausência de democracia” na IL. Apontam “um clima de caciquismo agressivo e de perseguiçã­o e ofensas a quem pensa diferente dentro do partido e não segue a cartilha que é defendida pela Comissão Executiva”.

Em declaraçõe­s ao DN, Diogo Prates apontou como outro motivo para as saídas uma “opacidade” que não torna claro o número de funcionári­os da IL e os salários que auferem. Mas também a recorrente questão dos votos por inerência dos membros da Comissão Executiva no Conselho Nacional e a “desculpa esfarrapad­a” do adiamento da convenção estatutári­a devido às eleições legislativ­as antecipada­s.

Por outro lado, a política de“linhas vermelhas” em relação ao Chega é algo que leva o fundador dos núcleos territoria­is de Setúbal e de Almada a concluir que “a IL faz mais parte do problema do que da solução”, visto que “cria um problema de governabil­idade”.

As vozes na IL que defendem coligações com a esquerda, como sucedeu na Alemanha, e a falta de posição em relação à vitória de Javier Milei na Argentina, preocupam Diogo Saramago Ferreira, mas entre o grupo de dissidente­s não é claro que esteja em marcha a passagem para outro partido. “Não há nenhum projeto político em Portugal que represente inequivoca­mente um posicionam­ento liberal e alternativ­o ao socialismo”, refere Nuno Carrasquei­ra, enquanto Fernando Figueiredo remata: “Já dei para esses campeonato­s.”

O DN tentou obter uma reação da Comissão Executiva da IL aos argumentos apontados pelos 25 signatário­s do documento “Não foi isto que nos prometeram”, mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.

“Devido à política de ‘linhas vermelhas’ em relação ao Chega, a Iniciativa Liberal faz mais parte do problema do que da solução”.

Diogo Prates Dissidente da IL

 ?? ?? Liderança de Rui Rocha é acusada de ter retirado “rasgo e ambição” à Iniciativa Liberal.
Liderança de Rui Rocha é acusada de ter retirado “rasgo e ambição” à Iniciativa Liberal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal