Diário de Notícias

PARLAMENTO

Oposição acusou governo de enganar os pensionist­as. E a esquerda defendeu taxação dos lucros excessivos.

- TEXTO PAULA SÁ

Otempo era de apresentar as propostas do PSD para o combate à inflação, mas o líder parlamenta­r dos sociais-democratas aproveitou para censurar o “pacote de ilusão” que o governo apresentou no mesmo sentido. Joaquim Sarmento atacou o “corte permanente nas pensões” a partir de 2023, a coberto do apoio de meia pensão em outubro para todos os pensionist­as. “Sob a capa falsa de apoio aos pensionist­as é uma medida ainda mais prejudicia­l do ponto de vista social”, afirmou o deputado social-democrata e insistiu: “O primeiro-ministro teve de reconhecer que estes mil milhões são retirados da Segurança Social e nunca mais serão pagos aos pensionist­as”.

“Faz lembrar o ano de 2011, quando o governo do PS de José Sócrates colocou no chamado ‘PEC4’ um corte entre 3,5 e 10% para os pensionist­as com pensões acima de 1500 euros”, afirmou Joaquim Miranda Sarmento.

Na proposta de resolução sobre o Programa de Emergência Social, que ontem foi chumbada, o PSD propunha um apoio de 160 euros, repartido por quatro meses para as pensões mais baixas. Joaquim Sarmento anunciou que a sua bancada vai propor duas alterações à proposta de lei do governo que é debatida hoje em plenário e que contém a fórmula de cálculo das pensões para o próximo anos: a atribuição de 125 euros aos pensionist­as, tal como está previsto para todos os portuguese­s no ativo e que ganhem até 2700 euros; e a revogação do artigo dos aumentos das pensões decidido pelo governo, repondo o que está previsto na lei e que ronda os 8 ou 9%.

Joaquim Sarmento defendeu ainda que as propostas do PSD passavam também pelo reajuste dos escalões intermédio­s de IRS o que seria “mais ambicioso e direcionad­o para a classe média”. O PS devolveu as críticas em dose semelhante. “O vosso ADN é assistenci­alista”, defendeu o deputado socialista Carlos Pereira, dirigindo-se ao PSD, partindo dessa ideia para des

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal