Diário de Notícias

Estátua de D. Sebastião da Estação do Rossio será exposta no átrio inferior

A restauraçã­o da escultura original, danificada em maio de 2016, já está concluída. Na fachada da estação será colocada uma réplica.

-

Aestátua de D. Sebastião, que fazia parte da ornamentaç­ão da fachada da estação ferroviári­a do Rossio, em Lisboa, será colocada numa redoma de vidro no átrio inferior, num local visível, anunciou ontem a Infraestru­turas de Portugal (IP).

Em resposta à agência Lusa, a IP esclareceu que a restauraçã­o da estátua do rei, que em maio de 2016 foi danificada por um turista que tentou tirar uma fotografia junto dela, foi concluída em agosto de 2020.

De acordo com a IP, a estátua original de D. Sebastião, com cerca de 130 anos, já se encontra na estação ferroviári­a, mas não ainda em exposição. “Desfeita em 90 fragmentos, que os serviços da Infraestru­turas de Portugal recolherem na sua totalidade, a escultura que muitos considerar­am na altura irrecuperá­vel foi restaurada peça a peça, num trabalho moroso e de elevado grau de complexida­de”, referiu a entidade responsáve­l pela Estação do Rossio.

Da autoria do escultor francês Gabriel Farail (1838-1892), a estátua decorava a fachada neogótica do edifício da estação, projetado por José Luís Monteiro, e inaugurado ao público em 11 de junho de 1890.

Sem adiantar uma data, a IP revelou que a estátua original será exposta ao mesmo tempo que a réplica, que a substituir­á na fachada. “A estátua que regressará à fachada será uma réplica cuja execução foi adjudicada pela IP ao escultor Pedro Lino. Será executada em pedra ou calcário branco-mar ou moleanos relvinha. O escultor aguarda a receção de material de Itália para o molde, que tem demorado a chegar a Portugal devido à situação decorrente da pandemia”, explicou.

Segundo Pedro Lino, citado pela IP, a réplica poderá estar concluída na primavera. “A intenção da IP ao colocar uma réplica na fachada prende-se com o facto de a escultura restaurada estar vulnerável, ao ter perdido propriedad­es físicas e químicas devido à qualidade da pedra e à idade da mesma”, ressalvou a entidade.

 ??  ?? A estátua de D. Sebastião será substituíd­a por uma réplica.
A estátua de D. Sebastião será substituíd­a por uma réplica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal