Diário de Notícias

A a Z dos casos judiciais no Brasil

Investigaç­ões. A Lava-Jato é a mais famosa, mas outras há que abalam o Brasil, do mensalão à Operação Acrónimo, passando pela Erga Omnes

- JOÃO ALMEIDA MOREIRA, São Paulo

Acrónimo Megaoperaç­ão da Polícia Federal paralela à Lava-Jato que investiga esquema de corrupção entre empresas e partidos em Minas Gerais, incluindo o governador do estado Fernando Pimentel (PT).

Banestado Escândalo de transferên­cia ilegal de dezenas de milhões de euros do Brasil para os Estados Unidos através do banco estatal Banestado nos anos 90. Mais tarde, um dos seus intermediá­rios, Alberto Youssef, estaria na génese da Lava-Jato.

Castelo de Areia Operação, anterior à Lava-Jato, que investigou esquema de corrupção entre construtor­as e políticos em 2009 e que terminou arquivada por ter partido de denúncia anónima. O procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol disse que se a Castelo de Areia não tivesse sido arquivada milhões de reais desviados no petrolão teriam sido poupados.

Deltan Dallagnol O procurador da Lava-Jato com mais apetite mediático promoveu célebre conferênci­a de imprensa onde disse não ter provas mas sim a convicção de que Lula era o líder de um esquema de corrupção. Prometeu jejuar caso o STF rejeitasse o habeas corpus do antigo presidente.

Erga Omnes A 14.ª fase da Operação Lava-Jato, cujo nome em latim quer dizer “vale para todos”, prendeu em junho de 2015 o príncipe da construção civil Marcelo Odebrecht.

Fachin Edson Fachin é o juiz do STF encarregad­o da Lava-Jato, após a morte de Teori Zavascki em desastre de avião em janeiro de 2017.

Guarujá A estância balnear ficou famosa após Lula ser acusado pelo juiz Sérgio Moro de ser proprietár­io de um apartament­o triplex oferecido por Léo Pinheiro, dono da construtor­a OAS, hoje detido na mesma prisão do antigo presidente. Ontem, o Movimento dos Trabalhado­res sem Teto e a Frente Povo sem Medo ocuparam o triplex.

Hermes Magnus A Lava-Jato chama-se assim porque intermediá­rios tentavam lavar dinheiro desviado da Petrobras numa rede de lavandaria­s e postos de combustíve­is. Foi Hermes Magnus, um anónimo comerciant­e, que fez a denúncia.

Instituto Lula Próximo processo em que Lula é réu: segundo a acusação, a Odebrecht ofereceu um terreno para a construção do Instituto Lula, em São Paulo, em troca de favores.

José Dirceu No mensalão, foi o réu mais mediático; no petrolão, é só mais um, o que dá a exata medida da dimensão do escândalo investigad­o pela Lava-Jato.

Kodama Nelma Kodama, amante de Alberto Youssef, foi condenada a 18 anos. Detida por tentar embarcar para a Europa com 200 mil euros nas cuecas.

Lula A Lava-Jato não seria um escândalo de proporções épicas se Lula, presidente de 2003 a 2010 e líder nas sondagens para as eleições de outubro, não a protagoniz­asse. Condenado a 12 anos e um mês por causa do triplex do Guarujá, a sua detenção dividiu o país. E o mundo.

Marena A delegada Erika Marena conduz a Lava-Jato desde a sua génese. Foi interpreta­da, com outros nomes, por Flávia Alessandra, na longa-metragem Polícia Federal – A Lei É para Todos e por Carol Abras, na série O Mecanismo.

Nestor Cerveró Cerveró, diretor da Petrobras, foi o primeiro anónimo tornado celebridad­e pela Lava-Jato, a julgar pela procura de máscaras de Carnaval com a sua cara (é notado por sofrer de exoftalmia: assimetria nos olhos). O seu filho Bernardo, ator profission­al, ainda gravou o senador Delcídio do Amaral, sem este saber, a combinar a sua fuga e o seu silêncio.

Odebrecht “Não vou delatar porque não há nada a delatar”, disse Marcelo Odebrecht, presidente da gigante Odebrecht, na hora da prisão. Meses depois, em troca da diminuição de pena, delatou dezenas de políticos. Atualmente, está em prisão domiciliár­ia.

Paulo Roberto Costa Tal como Alberto Youssef, o diretor de abastecime­nto da Petrobras foi um dos delatores originais da Lava-Jato.

Que país é esse? O título de um tema da banda Legião Urbana, tornado hino contra a corrupção nos anos 80, batizou a 10.ª fase da Lava-Jato, quando Renato Duque, elo entre a Petrobrás e o PT, foi detido. Indignado, ele usou a frase na altura da detenção.

Rodrigo Janot Ao apoiar a operação, o procurador-geral da República foi um dos protagonis­tas da Operação Lava-Jato. Só falhou quando tentou, com duas acusações, derrubar o presidente brasileiro Michel Temer, que acabou por ser salvo pelos deputados.

 ??  ?? Manifestan­te protesta contra a prisão do ex-presidente brasileiro Lula da Silva no âmbito da Operação Lava-Jato
Manifestan­te protesta contra a prisão do ex-presidente brasileiro Lula da Silva no âmbito da Operação Lava-Jato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal