Diário de Notícias

Realidade virtual animou os visitantes mais novos

-

EDUCAÇÃO “Foi uma viagem silenciosa e dava para ver muito bem a paisagem”, explica Débora Almeida, de 10 anos, após tirar os óculos de realidade virtual do rosto. Deu uma volta por Lisboa de carro elétrico, num sistema de realidade virtual 360º, depois de ter desafiado a “estrada” ao volante de uma trotineta, num circuito montado pela Brisa com o objetivo de alertar os mais novos para a questão da segurança rodoviária.

As Experiênci­as de Mobilidade foram pensadas para toda a família e os mais novos puderam contar com várias atividades criadas à sua medida. A realidade virtual dominou as atenções e, além da viagem por Lisboa no stand da EDP, os mais novos submeteram­se a um quizz virtual sobre veículos elétricos da OK! Teleseguro­s – difícil até para os adultos, mas com divertimen­to garantido para os mais novos. Entre as fotografia­s e os desenhos no espaço da Brisa e os lamentos dos menores de 15 anos que não puderam sentar-se nos simuladore­s do Autódromo Virtual de Lisboa, foram muitos os que se aventurara­m a ser jornalista­s por umas horas.

No Media Lab da Global Media Group, Martim Lourenço, de 9 anos, sentou-se ao computador ao lado da mãe e dos irmãos – Gustavo, de sete, e Salvador, de 2 – e fez a primeira página de um jornal que registará para sempre a manhã passada na Central Tejo. “Nunca fiz um jornal. Estou um bocado nervoso”, confidenci­ou o aluno do 4.º ano, que garantiu estar a divertir-se.

Além de fazerem uma primeira páginas, os mais novos puderam realizar entrevista­s, em áudio e vídeo, e aprender mais sobre o tema da mobilidade sustentáve­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal