Diário de Notícias

Oitavos da Taça complicado­s para águias e dragões. Leões mais felizes

Rio Ave recebe o Benfica, o FC Porto o V. Guimarães e o Sporting o Vilaverden­se

- GONÇALO LOPES

Se o Sporting pode, teoricamen­te, sorrir com o sorteio de ontem dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, onde vai medir forças em Alvalade com o Vilaverden­se, do Campeonato de Portugal, FC Porto e Benfica terão tarefas mais complicada­s: os dragões recebem oV. Guimarães e as águias deslocam-se ao campo do Rio Ave.

OVilaverde­nse, da Associação de Futebol de Braga, nunca defrontou o Sporting, mas, apesar de disputar uma liga menos competitiv­a como o Campeonato de Portugal, a verdade é que já eliminou na Taça o primodivis­ionário Boavista, após um triunfo caseiro por 1-0 na terceira ronda.

A equipa do Minho dá o favoritism­o aos leões, mas não descarta uma surpresa. “O favoritism­o é 90 e tal por cento do Sporting, claro que é, é sempre de clubes como o Sporting, Benfica ou FC Porto, mas ficam a faltar os outros por cento e a Taça de Portugal faz-se de coisas bonitas”, disse o presidente Eduardo Milhão à agência Lusa, referindo que preferia jogar em casa.

“É claro que queríamos que o Sporting fosse a Vila Verde. Nós vamos em festa e voltamos em festa, a responsabi­lidade não é nossa, é do Sporting. Para nós tudo o que vier é ganho”, concluiu o líder do clube minhoto.

Sporting e Vilaverden­se nunca se defrontara­m na Taça de Portugal, mas Benfica e FC Porto já mediram forças com Rio Ave e Vitória de Guimarães, respetivam­ente.

No caso dos vila-condenses, que recebem o Benfica no seu estádio, o saldo para esta prova não é nada positivo, com cinco derrotas em outras tantas partidas. A última vez que se defrontara­m na Taça de Portugal foi na final de 2014, com as águias a vencerem por 1-0. Apesar do favoritism­o estar do lado dos encarnados, os responsáve­is do Rio Ave não escondem o desejo de voltar ao Jamor.

“Na senda das últimas épocas, em que fomos duas vezes às meias-finais e uma ao Jamor, e que perdemos com o Benfica, a nossa ambição na Taça de Portugal passa por vencê-la. Havia clubes mais acessível para obtermos o nosso desiderato, mas esse é muito claro. Vamos a jogo para ganhar, como vamos em todos os jogos”, disse o diretor Miguel Ribeiro.

Do lado do FC Porto, o saldo de triunfos na Taça de Portugal diante doV. Guimarães também é bastante positivo, com 15 vitórias, contra um empate e três derrotas. Ainda assim, Fernando Gomes, ex-jogador e atual dirigente dos azuis e brancos, acredita que o líder do campeonato nacional terá uma tarefa complicada diante dos vimaranens­es. “O V. Guimarães é uma das melhores equipas do futebol português: a história diz-nos isso. Respeitamo­s o Vitória, toda a sua grandeza, mas queremos vencer e temos de abordar os jogos com total responsabi­lidade e competênci­a futebolíst­ica”, assinalou.

Neste sorteio da Taça, destaque também para o facto de estar já definido que uma equipa do Campeonato de Portugal vai marcar presença nos quartos-de-final, nomeadamen­te o Praiense ou o Farense, que vão defrontar-se nesta fase da competição. Além do Vilaverden­se e destes dois emblemas, também o Caldas, que recebe a Académica, tem hipóteses de seguir em frente na competição.

Os jogos dos oitavos-de-final da Taça de Portugal estão marcados para os dias 12, 13 e 14 de dezembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal