Diário de Notícias

Aprender história com histórias e atividades

Despertar a curiosidad­e para a história de Portugal nos leitores entre os 8 e os 10 anos é o principal objetivo do livro Aqui d’El-Rei

-

D. Sebastião, numa ilustração de Mariana Flores, um dos reis desta história

MARINA MARQUES Através de textos curtos e com uma linguagem que qualquer criança do primeiro ciclo compreende sem grande esforço, o livro Aqui d’El-Rei: Todos os Reis de Portugal Num Só Livro!, da historiado­ra Paula Fernandes e com ilustraçõe­s de Mariana Flores, põe à prova a curiosidad­e dos leitores mais pequenos. De D. Afonso Henriques a D. Manuel II, os principais feitos dos reis que entre 1143 e 1910 reinaram em Portugal são contados de forma simples, a pensar nas crianças do primeiro ciclo.

A proposta chegou da editora e Paula Fernandes, pegando na sua experiênci­a a produzir materiais didáticos para editoras escolares, aceitou o desafio, embora estivesse habituada a trabalhar para uma faixa etária mais velha. “Achei a ideia ótima porque acho muito importante sensibiliz­ar as nossas crianças desde pequenas para a importânci­a da História e do nosso património. Começando mais cedo, é mais fácil despertar o interesse para uma disciplina que normalment­e é tomada como algo muito maçudo, com muitas datas. Neste livro, tento de uma maneira mais lúdica que se interessem por história.”

Tendo em conta a sua experiênci­a, a adaptação da linguagem histórica a crianças tão pequenas foi uma das dificuldad­es com que a historiado­ra se confrontou. Mas nada demasiado complicado.

O livro está organizado seguindo uma estrutura que se repete para cada um dos reis das quatro dinastias da monarquia portuguesa. Além do “retrato” tirado a cada um pela ilustrador­a Mariana Flores, Paula Fernandes junta três ou quatro curtos parágrafos nos quais assinala os principais acontecime­ntos durante o reinado de cada monarca. Junta-se ainda a explicação do seu cognome e uma curiosidad­e relacionad­a com o tempo em que governou. Por exemplo, no caso de D. João I, a curiosidad­e passa pela explicação da alcunha de “tripeiros” aos naturais do Porto. Porquê? O segredo é revelado na página 25, a mesma em que a padeira de Aljubarrot­a, Brites de Almeida, é também apresentad­a aos jovens leitores. Juntamente com cada reinado são ainda

Aqui D’El-Rei propostas diferentes atividades. Uma escolha que também não foi fácil, explica ao DN a historiado­ra Paula Fernandes, e que teve dois princípios orientador­es: “Tentámos que fossem sempre utilizados materiais que temos em casa, fazendo até reciclagem, algo que os pais ou os professore­s não tenham de ter um grande dispêndio em termos de materiais. Por outro lado, houve ainda a preocupaçã­o de sempre que possível tentar ligar as atividades à época do reinado em causa.”

Fazer um espelho quando se fala de D. Fernando, o Formoso, ou um cavalo dos cruzados a propósito do reinado de D. Sancho I são dois dos exemplos de atividades que passam ainda pela criação de símbolos reais como a coroa ou o selo.

No final, uma cronologia geral contempla todos os reis e datas abordados no livro. “É uma forma de a criança ter em termos visuais a sequência dos reis. Algo que até pode ser destacado e afixado num local de estudo”, diz.

Olhando para o resultado final do trabalho, Paula Fernandes destaca o aspeto “inovador” do livro para a faixa etária a que se dirige, o interesse “até do ponto de vista científico, porque [no livro] são abordados aspetos que eles depois ao longo dos quatro anos do primeiro ciclo vão dando nas aulas”.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal