Diário de Notícias

Santos é fiel às escolhas, mas Bruma seria muito bem-vindo

Seleção. Ex-jogadores e treinadore­s falam ao DN sobre possíveis surpresas na convocatór­ia de hoje para os jogos com a Hungria e a Suécia

- GONÇALO LOPES

Fernando Santos divulga hoje, pelas 12.00, os eleitos para o duplo compromiss­o contra a Hungria, de qualificaç­ão para o Mundial 2018, no dia 25, no Estádio da Luz, e frente à Suécia, este particular, a 28, no Estádio dos Barreiros, no Funchal. O selecionad­or tem por hábito não alterar muito as suas apostas, mas será que haverá surpresas nos convocados? Ex-internacio­nais e treinadore­s ouvidos pelo DN arriscam avançar o nome de Bruma, 22 anos (extremo do Galatasara­y), e Manuel José, mais ousado, fala também de Podence (avançado que regressou ao Sporting após empréstimo ao Moreirense).

“O Bruma está a fazer uma grande temporada na Turquia e todos conhecemos o seu valor. Poderá ser um dos nomes da lista de Fernando Santos, até porque são dois jogos e contra a Suécia certamente que o treinador dará mais oportunida­des. É um valor que todos os portuguese­s conhecem e será um nome de futuro”, começou por dizer ao DN o ex-central Beto, não descartand­o também a chamada do defesa Paulo Oliveira: “Tem jogado bem no Sporting e poderá ser uma solução para o centro da defesa.”

Bruma, que chegou a ser chamado duas vezes na era Paulo Bento (2013 e 2014), mas que nunca se estreou como internacio­nal A, reúne as preferênci­as de outros ex-internacio­nais, como é o caso de José Augusto. “É um miúdo que tem uma grande alma, gosta de ir para cima dos defesas. É jovem, tem taesconde lento e claro que seria excelente contar com ele, mas há outros grandes valores para o seu lugar. Fernando Santos quererá conhecê-lo melhor e estes jogos podem ser uma oportunida­de para tal”, referiu o magriço, que também gostaria de ver um benfiquist­a de regresso: “Eliseu está a atravessar um bom momento. É campeão europeu, Fernando Santos sabe o que ele pode acrescenta­r, o seu regresso seria uma boa novidade.”

Manuel José também destaca Bruma. “Sei que está pré-convocado. É um miúdo que nem sempre fez as melhores escolhas, mas agora está a aparecer. Tem muito valor, é muito semelhante ao Gelson Martins, talvez não tenha tanta velocidade, mas é um jogador que Fernando Santos tem em conta e para o confronto com a Suécia seria uma grande opção”, disse o treinador, apontando depois também Podence. “É um miúdo com umas qualidades incríveis. Se o Jorge Jesus lhe puxar a corda ele vai dar muito que falar. É outro que Fernando Santos certamente tem em conta para o futuro.”

António Simões, outro ex-internacio­nal português, também não esconde que Bruma deverá ser um nome em cima da mesa do selecionad­or português agora e num futuro próximo. “A época que está a fazer na Turquia tem tido destaque nos principais jornais, é claro que Fernando Santos está atento. No jogo contra a Suécia certamente que fará descansar os jogadores com mais minutos e aí ele poderá entrar. Estamos muito bem servidos para estas posições”, salientou o antigo magriço, que também não que Eliseu possa estar de regresso. “O Eliseu está bem e pode voltar à seleção pelo que tem feito ultimament­e no Benfica. Está lá o Raphaël Guerreiro, um miúdo com um talento incrível, mas Eliseu tem valor para ser chamado”, referiu. Sem surpresas com a Hungria Tendo em conta a importânci­a do jogo com a Hungria, terceira classifica­da com apenas menos dois pontos do que Portugal (9), e dado o facto de a seleção não poder deixar fugir a Suíça, líder do grupo (12 pontos), os ex-jogadores e treinadore­s ouvidos pelo DN consideram que Fernando Santos não deverá fazer grandes alterações nas suas primeiras escolhas para o primeiro confronto com os magiares.

“Não vai mudar nada, só por alguma lesão de última hora é que Fernando Santos fará alguma alteração. Ele sempre demonstrou que na estrutura base é difícil entrar. Poderá fazê-lo com um Bernardo Silva ou um Pizzi devido à lesão do Adrien, mas no resto não vai mudar nada, não acredito em nenhuma surpresa contra a Hungria”, indicou António Simões, numa opinião também defendida por Toni.

“Dificilmen­te entrará um nome estranho no onze. A equipa tem respondido muito bem após o Campeonato da Europa. Tiveram um percalço contra a Suíça, mas mesmo assim a estrutura tem-se mantido. Não vejo ninguém com quem Fernando Santos possa surpreende­r”, salientou o treinador português.

Além de Adrien, que devido a lesão não fará parte das escolhas de Fernando Santos, existe ainda o caso de Nani. O jogador que atua no Valência, d e Espanha, está a recuperar de uma lesão na coxa e pode ser dispensado.

“Bruma será um nome de futuro e Paulo Oliveira poderá ser também uma solução para a defesa”

BETO EX-JOGADOR E ATUAL TREINADOR “Frente à Suécia, Bruma seria uma grande opção. Podence é outro que vai dar muito que falar se Jesus lhe puxar a corda”

MANUEL JOSÉ

TREINADOR “Bruma tem sido um dos destaques na Turquia, tem valor. Também Eliseu poderá regressar agora”

ANTÓNIO SIMÕES

EX-JOGADOR

 ??  ?? Bruma foi chamado duas vezes por Paulo Bento à seleção A, mas nunca se estreou com a camisola das quinas
Bruma foi chamado duas vezes por Paulo Bento à seleção A, mas nunca se estreou com a camisola das quinas
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal