Diário de Notícias

Benfica com três jovens em preparação para a equipa principal

João Carvalho, Diogo Gonçalves e Sancidino Silva identifica­dos como potenciais jogadores de elite num futuro próximo

-

CARLOS NOGUEIRA O médio João Carvalho, o extremo Diogo Gonçalves e o avançado móvel Sancidino Silva são os três jogadores da formação que o Benfica tem identifica­dos como tendo capacidade para, em breve, se tornarem atletas de elite e, como tal, atingirem a breve prazo a equipa A.

Ao que o DN apurou, estes atletas têm sido acompanhad­os de perto pelo treinador Rui Vitória, à semelhança de Renato Sanches e Nuno Santos, que também estão neste lote mas que já se encontram a trabalhar com o plantel prinO cipal e até já jogaram nesta época.

João Carvalho é considerad­o um dos mais talentosos jogadores da sua geração, podendo jogar como médio centro ou ofensivo. Com 18 anos, ainda júnior, já é titular na equipa B (dez jogos, um golo), tal como Diogo Gonçalves, um extremo que pode jogar à direita ou à esquerda do ataque e que tem um golo em sete jogos pelos B. Os dois futebolist­as têm ainda atuado na UEFA Youth League, tendo Carvalho quatro golos em outras tantas partidas e Gonçalves sete remates certeiros em apenas três jogos.

O mais velho deste lote é Sancidino Silva, que ainda na quarta-feira

João Carvalho tem brilhado na II Liga e na UEFA Youth League bisou frente ao Portimonen­se, contabiliz­ando já cinco golos pela equipa de Hélder Cristóvão na II Liga. Aos 21 anos, este avançado que pode jogar também nas alas fez toda a formação no Seixal, mas no início da época passada deixou o Benfica em final de contrato para tentar a sua sorte no Reino Unido, onde fez testes no Celtic e no Nottingham Forest. No entanto, não foi contratado por esses clubes e viu-se envolvido num alegado caso de violação em Liverpool. Sancidino acabou por voltar ao Seixal, onde agora é um dos jogadores fundamenta­is da equipa B.

Depois de Gonçalo Guedes, Nélson Semedo,Victor Andrade, Nuno Santos, Victor Lindelöf, João Teixeira e Clésio Baúque terem integrado a equipa principal, estes três futebolist­as podem ser os próximos a subir, até porque já fizeram alguns treinos às ordens da equipa técnica liderada por Rui Vitória. Dois projetos a longo prazo Outros dois nomes identifica­dos como grandes promessas são o extremo João Filipe e o ponta-de-lança José Gomes, ambos de apenas 16 anos, ainda idade de juvenil, mas que já trabalham e atuam pelos juniores, um escalão acima.

O primeiro destaca-se pela grande criativida­de, podendo jogar nas duas alas mas também como médio ofensivo, enquanto José Gomes tem um excelente sentido de oportunida­de para a sua idade. Aliás, este internacio­nal jovem por Portugal, de origem guineense, já é apelidado de novo Rui Jordão, estrela de Benfica e Sporting nos anos 1970 e 1980, contabiliz­ando nesta altura oito golos em outros tantos jogos no campeonato de juniores, somando ainda cinco golos em duas partidas na UEFA Youth League.

João Filipe e José Gomes fazem ambos parte da seleção nacional sub-17, que disputa a fase de qualificaç­ão para o Europeu da categoria, que se apurou para a Ronda de Elite em que serão encontrada­s as 16 seleções que vão disputar a fase final no Azerbaijão em 2016.

O Benfica anunciou ontem a contrataçã­o de André Ribeiro ao Maia Lidador. O avançado de 17 anos, conhecido por Hulk, alinhava na equipa principal dos maiatos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal