Diário de Notícias

Beto. “Messi é um futebolist­a fabuloso, mas desta vez acho que vai ficar a zero!”

Guardião português defronta hoje na Geórgia o Barcelona, do argentino que lhe marcou oito golos em cinco jogos

- A NDRÉ C RUZ MARTI NS

Beto ( ao centro) ontem no treino na Geórgia. O português encara a final com confiança O guarda- redes português Beto será hoje ( 19.45, RTP 1) o último obstáculo para os jogadores do Barcelona, que procuram, diante do Sevilha, o feito histórico de ganhar todas as competiçõe­s referentes à época de 2014- 15, juntando a Supertaça Europeia ao campeonato espanhol, à Liga dos Campeões e à Taça do Rei ( depois ainda disputarão a Supertaça espanhola)

Em conversa com o DN, ontem, o internacio­nal português reconheceu o favoritism­o blaugrana para a partida desta noite, em Tbilisi ( Geórgia), que põe frente a frente o campeão europeu e o “seu” Sevilha, vencedor da Liga Europa. No entanto, avisa que o Sevilha “também é uma grande equipa, com legitimida­de para conquistar o troféu”.

Pela frente, Beto terá a sua verdadeira “besta negra”, Messi, que lhe marcou oito golos nos cinco jogos entre Sevilha e Barcelona que realizaram. “Desta vez acho que o Messi vai ficar a zero! Claro que estamos a falar de um jogador fabuloso, que cria dificuldad­es enormes a qualquer equipa, mas quando sofremos golos é toda a equipa, ou seja, não fui eu que sofri oito golos do Messi, mas sim o Sevilha”, faz questão de referir.

À pergunta clássica de quem é mais difícil de travar, se Cristiano Ronaldo se Leo Messi, Beto opta por uma resposta diplomátic­a. “Têm estilos completame­nte diferentes, o Ronaldo com um remate mais potente, o Messi mais em jeito, mas estamos a falar dos dois melhores jogadores do mundo e ambos extremamen­te complicado­s de parar”, refere, mas logo acrescenta­ndo que “o Barcelona não é só o Messi e tem vários jogadores que podem decidir um jogo a qualquer momento”.

Beto não esconde qual vai ser a estratégia andaluza para o grande confronto desta noite. “Vamos ten- tar ser uma equipa coesa e aproveitar o contra- ataque para surpreende­r o Barcelona. Se é verdade que eles podem ser considerad­os favorito, não tenho a mínima dúvida de que já conquistám­os o respeito do nosso adversário e iremos assistir a uma excelente final”, antevê.

Por falar em finais, Beto é um verdadeiro especialis­ta em conquistas europeias, somando três triunfos na Liga Europa: um pelo FC Porto e dois pelo Sevilha, entre as quais aquele célebre em que foi herói, no desempate por penáltis, com o Benfica. “É caso para dizer que só falta a Liga dos Campeões e a Supertaça. Já estive em duas finais da Supertaça Europeia ( derrotas pelo FC Porto frente ao Barcelona, em que não jogou, e pelo Sevilha frente ao Real Madrid) e espero que à terceira seja de vez”, pede.

O Sevilha vai apresentar- se em campo com várias ausências de vulto, nomeadamen­te o reforço Steven N’Zonzi e o português Daniel Carriço ( Rami e Kolo estão em dúvida). No entanto, tal não serve de desculpa, com Beto a contrapor que “irão estar em campo 11 jogadores de qualidade, a lutarem pela vitória”. Ao Barça faltarão os reforços Arda Turan e Aleix Vidal, porque o clube blaugrana está impedido de inscrever novos jogadores.

De resto, Beto também conta com o apoio das bancadas para chegar à vitória. “Temos a sorte de a nossa afíción ser fabulosa, sendo até considerad­a uma das melhores a nível internacio­nal. Posso confirmar que os nossos adeptos nunca nos deixam sozinhos, nem mesmo nos piores momentos, e tenho a certeza de que irão mais uma vez dar- nos grande apoio”, antecipa.

No entanto, cada claque poderá encontrar um alento especial na história da Supertaça Europeia. O Barcelona é o 2. º clube com mais troféus ( quatro) e pode igualar o recordista, Milan, se vencer hoje. E o Sevilha conseguiu o único triunfo na prova em 2006, por 3- 0, precisamen­te diante da equipa catalã. Ninguém se pode queixar de falta de animação na primeira semana da 1. ª liga francesa. Há um clube que, após 21 anos ausente, saltou diretament­e para o 1. º lugar ( o recém- promovido Angers, graças à diferença de golos). Há um treinador explosivo que pediu a demissão após perder o primeiro jogo ( el loco Marcelo Bielsa disse adeus a Marselha, depois de uma pré- época agitada) e pode ser rendido pela maior estrela gaulesa do último quarto de século ( Zinedine Zidane). E ( isto talvez interesse mais aos adeptos portuguese­s) há novidades no emblema mais lusitano da Ligue 1, o Mónaco: Bernardo Silva, a jovem estrela da equipa, prolongou contrato até 2020.

“Estou muito orgulhoso de ter prolongado o meu contrato com o Mónaco, pois foi o clube que me permitiu mostrar o meu valor e descobrir a Liga dos Campeões”, afirmou o médio, de 21 anos ( completado­s ontem), que se transferiu no início da época passada para o principado, após não ter tido opor- Bernardo Silva, de 21 anos, é uma das figuras da equipa treinada por

Leonardo Jardim

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal