Diário de Notícias

Turismo. Chegadas de portuguese­s disparam 560%

O turismo grego não se ressentiu da instabilid­ade. Pelo contrário, cresceu no primeiro trimestre. E ganhou fãs portuguese­s

-

VIAGENS Os visitantes portuguese­s continuam muito longe de estarem entre os principais contribuid­ores para o turismo grego. Mas, de acordo com um estudo divulgado pela autoridade estatístic­a daquele país, essa tendência pode estar a modificar- se. No primeiro trimestre deste ano, entraram naquele país 5109 portuguese­s. O que, não tendo ainda grande relevância, representa um acréscimo de 560% face ao mesmo período do ano passado, em que apenas 774 visitantes nacionais escolheram este destino.

Os países europeus representa­m a grande maioria ( mais de 1,4 milhões) dos 1,728 milhões de não residentes que entraram na Grécia no primeiro trimestre. E se os búlgaros continuam a ser, de longe, os principais adeptos dos destinos helénicos ( mais de 400 mil entradas), não deixa de ser curioso – face à tensão institucio­nal entre os dois países – que o número de visitantes alemães tenha também aumentado significat­ivamente ( 35,9%), para um total de 111. 329.

No que respeita à maior procura da Grécia pelos portuguese­s, em declaraçõe­s ao DN, Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo ( APVT) admitiu não encontrar, “de todo”, uma explicação definitiva para mudança tão acentuada. Até porque, referiu, “o primeiro serviço de charter [ do ano] para a Grécia só começa a operar depois de dia 20 deste mês”.

O presidente da APVT lembrou que, porque a Páscoa aconteceu mais cedo este ano, no início de abril, registaram- se, de um modo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal