Diário de Notícias

Só Atena, MSC e Cofihold estão na corrida à CP Carga

Governo excluiu Springwate­r das negociaçõe­s. Já a Alstom negoceia compra da EMEF

- TIAGO FIGUEIREDO SILVA

Atena, Cofihold e MSC. Um destes três nomes será o futuro dono da CP Carga, depois de o Governo ter ontem decidido a passagem destas três entidades à fase de negociaçõe­s do processo de reprivatiz­ação. De fora da corrida ficou a Springwate­r, empresa que comprou a Espírito Santo Viagens. No caso da EMEF, a Alstom ficou sozinha na privatizaç­ão da empresa de manutenção de equipament­o ferroviári­o, com o executivo a deixar cair a proposta da Bavaria Industries Group. Após a fase de negociaçõe­s, para melhorar as propostas, os vencedores das duas privatizaç­ões deverão ser anunciados até ao final deste mês.

O Conselho de Ministros revela, em comunicado, que “aprovou a passagem à fase de negociaçõe­s de três das quatro propostas que concorrera­m ao processo de reprivatiz­ação do capital social da CP Carga”. As três propostas são dos proponente­s Atena Equity Partners, uma sociedade gestora de private equity portuguesa ; Cofihold, que pertence ao grupo que controla a Cofina; e a Mediterran­ean Shipping Company Rail ( Portugal), que se dedica ao transporte ferroviári­o de contentore­s. Segundo o executivo, estas propostas “contêm atributos que permitem presumir que possam ainda vir a ser melhoradas no decurso do processo negocial, propondo- se, em consequênc­ia, o convite dos respetivos proponente­s para uma fase de negociaçõe­s”.

Já no caso da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipament­o Ferroviári­o, entre as propostas da Alstom, líder mundial em soluções de energia e transporte­s, e do grupo alemão Bavaria Industries Group, o governo aprovou a passagem à fase de negociaçõe­s da primeira interessad­a. Segundo o comunicado, o grupo francês criador do TGV “reúne condições de base para o cumpriment­o das exigências do caderno de encargos”.

 ??  ?? Sérgio Monteiro, secretário de Estado
dos Transporte­s
Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transporte­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal