Diário de Notícias

FC Porto mais eficaz do que o Benfica em finais de época

Estatístic­a mostra dragão mais forte nas últimas oito jornadas das últimas cinco épocas. Drulovic prevê Liga “equilibrad­a” até ao fim

-

GONÇALO LO PE S O FC Porto tem demonstrad­o melhor eficácia do que o Benfica nos últimos oito jogos da temporada realizados nas últimas cinco épocas, precisamen­te desde que Jorge Jesus está no comando técnico do clube da Luz.

Numa altura em que faltam oito jornadas para o fim do campeonato e o Benfica lidera com três pontos de vantagem para o FC Porto, o DN analisou o comportame­nto a nível estatístic­o dos dois clubes nas últimas oito rondas do campeonato ( ver quadro em baixo) de há cinco épocas para cá. E a conclusão é esta: os dragões têm um total de 34 vitórias, três empates e outras tantas derrotas, estas na temporada 2013- 2014, com o FC Por t o a ver- s e muito cedo afastado do t í t ul o. Nas t r ê s épocas anteriores, os dragões re peti ra m sempre o mesmo registo, com sete vitórias e um empate, sagrando- se sempre campeões. Já em 2009- 2010, a primeira de Jesus na Luz, em que se sagrou campeão, os dragões, curiosamen­te, não perderam pontos nos últimos oito jogos da Liga.

Já a equipa do Benfica tem um pior registo. Nos mesmos 40 jogos venceram 27, tendo registado também sete empates e seis derrotas. Na última época, sagrando- se campeão, o clube da Luz venceu seis partidas, empatou uma e perdeu outra, os mesmos números da temporada anterior, quando viram o título fugir para o dragão a duas jornadas do final, exemplo quase idêntico ao de 2011- 2012, quando a cinco jornadas do fim o Benfica era líder. Aí, no entanto, teve um registo ainda pior, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota. Pior só mesmo em 2010- 2011, conseguind­o apenas três vitórias, três empates e uma derrota. Já em 2009- 2010 fizeram a melhor série – sete vitórias e apenas um empate.

Olhando aos últimos oito jogos do calendário do presente campeonato que restam a Benfica e FC Porto, e perante os mesmos adversário­s, os encarnados perderam mais pontos nas últi mas ci nco temporadas com essas mesmas equipas do que o FC Porto com as formações que terá de defrontar até final da presente época.

O Benfica perdeu um total de 24 pontos ( mas tem menos três jogos do que os dragões), ao passo que o FC Porto desperdiço­u 20, ou seja, menos quatro, números que neste momento serviriam aos dragões para se sagrarem campeões nacionais.

Drulovic não vê favoritos

O ex- internacio­nal jugoslavo Drulovic, que jogou no FC Porto e no Benfica, t em es t ado at ento ao campeonato português e fala em “equilíbrio”. De acordo com o agora treinador, não há favoritos até final da temporada e diz mesmo que até o clássico na Luz poderá não resolver nada. “Ainda faltam muitos jogos, podem até perder pontos com as equipas mais pequenas. Quem vencer na Luz até pode perder outros pontos em outro estádio qualquer. É um campeonato muito equilibrad­o”, disse Drulovic ao DN, perspetiva­ndo depois o embate na Luz dentro de quatros jornadas.

“Com uma diferença pontual tão curta, e caso não percam pontos até lá, com toda a certeza que não será decisivo. É claro que se o Benfica vencer terá uma vantagem complicada de ultrapassa­r, mas se for o FC Porto a ganhar fica tudo de novo muito equilibrad­o”, salientou, refer i ndo que nem o j ogo a meio da semana entre os dragões e o Bayern Munique, para a Liga dos Campeões, antes da deslocação à Luz fará do Benfica mais favorito. “As equipas estão preparadas para fazer mais do que um jogo por semana. Hoje em dia

A oito jornadas do fim, Benfica lidera com mais três pontos

do que FC Porto

a recuperaçã­o é quase computoriz­ada. É claro que têm mais cansaço, mas não acredito que seja uma vantagem para o Benfica”, disse, analisando depois os dois adversário­s diretos na luta pelo título: “São duas equipas muito diferentes daquelas da temporada passada. O Benfica, apesar de ter perdido jogadores, trabalha com o mesmo t re i nador há muitos anos e os jogadores conhecem o seu trabalho. Já o FC Porto quase começou do zero e é natural que no início tenha revelado mais problemas. Mas são duas grandes equipas. Ainda bem que há equilíbrio e emoção até ao final.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal