Diário de Notícias

E Tsipras disse a Merkel: “Trouxe a primavera de Atenas e espero que as relações greco- alemãs permaneçam neste clima”

Primeiro- ministro grego e chanceler alemã falaram em cooperação para baixar a tensão. Admitindo problemas de liquidez, Tsipras garante não ter pedido dinheiro a Merkel, que lembra que a Alemanha é só mais um dos países da UE

-

MUNDO

PAT RÍ C I A V I E GAS Trabalhar em cooperação, com respeito mútuo entre países e de acordo com o princípio da soberania e da igualdade entre Estados. Estas foram algumas das ideias mais repetidas pelo primeiro- ministro grego e pela chanceler alemã, durante a conferênci­a de imprensa conjunta que deram ao final da tarde de ontem em Berlim. Alexis Tsipras e Angela Merkel tentaram acima de tudo baixar o nível de tensão que tem sido permanente entre a Grécia e a Alemanha, deixando pelo meio algumas pistas sobre o que terão estado a discutir, mas sem anunciar decisões concretas.

“Há abertura para cooperar. Temos diferenças nalgumas questões, mas vontade de trabalhar juntos”, declarou Angela Merkel, sublinhand­o que as reformas que o governo grego pretende levar a cabo para receber mais dinheiro do programa de assistênci­a financeira “têm de ser discutidas com as instituiçõ­es e não com a Alemanha”. A chanceler democrata- cristã su - blinhou que representa “apenas um dos países da União Europeia” e que não é por a Alemanha ser a maior economia europeia que manda mais do que os outros. “Cada país deve ter a mesma importânci­a”, sublinhou, em alemão, enquanto o seu homólogo de Atenas se expressou em grego.

“A discussão foi produtiva no sentido de estabelece­r pontos em que concordamo­s e discordamo­s. Temos de fazer reformas que não fizemos nos últimos cinco anos. Atacar a corrupção e a evasão fiscal. Precisamos do apoio da justiça alemã no caso Siemens”, declarou o governante grego, de esquerda, referindo- se ao escândalo de corrupção e subornos praticados pela empresa alemã para conseguir contratos durante os Jogos Olímpicos de Atenas de 2004.

“Temos de acabar com os estereótip­os na Europa: nem os gregos são preguiçoso­s nem os alemães têm culpa dos problemas gregos”, afirmou o líder do Syriza, que venceu as legislativ­as de 25 de janeiro. Classifica­ndo Angela Merkel “como Tsipras disse a Merkel: “Trouxe a primavera de Atenas e espero que as relações greco- alemãs permaneçam neste clima” alguém que sabe ouvir”, Tsipras garantiu que o objetivo da primeira visita à Alemanha – onde foi recebido com honras militares – “não é vir pedir dinheiro à chanceler alemã para pagar salários e pensões na Grécia”. O líder grego respondia a uma pergunta dos jornalista­s presentes sobre a falta de liquidez do seu país, no mesmo dia em que o Financial Times divulgou uma carta de Tsipras a Merkel na qual admite que Atenas não tem condições para pagar a sua dívida aos credores se a UE não desbloquea­r em breve a ajuda financeira de 7,2 mil milhões de euros. O Eurogrupo, por seu lado, exige mais e mais rápidas reformas aos gregos para desbloquea­r o dinheiro.

Segundo o Frankfurte­r Allgemeine Sonntagsze­itung, que cita fontes da Comissão Europeia, a Grécia só terá liquidez para pagar salários e pensões até 8 de abril. Ontem, em Bruxelas, enquanto Tsipras e Merkel se reuniam em Berlim, o porta- voz de Jean- Claude Juncker, o grego Margaritis Schinas, lembrava: “Nesta fase a vontade política forte não é suficiente. Tem de ser traduzida em ações e progressos.”

Quanto às indemnizaç­ões que a Grécia exige à Alemanha por danos causados na Segunda Guerra Mundial, Tsipras sublinhou que “a Alemanha de hoje não é a do III Reich” e que a insistênci­a grega no tema não é de índole monetária, mas moral. Questionad­a sobre a criação de um banco de reconstruç­ão para a Grécia, para pagar as reparações, Merkel concluiu dizendo apenas que há várias coisas sobre a mesa “mas não decisões concretas”.

 ??  ?? Alívio de tensão. Depois do encontro a dois, ontem em Berlim, o chefe do governo grego e a chanceler alemã falaram em tom de cooperação
Alívio de tensão. Depois do encontro a dois, ontem em Berlim, o chefe do governo grego e a chanceler alemã falaram em tom de cooperação
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal