Destak

Quadro de Leonardo da Vinci vendido por 380M€

Obra do mestre da Renascença italiana foi vendida por um valor recorde num leilão na passada quarta-feira.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Oquadro, chamado Salvator Mundi (ou Salvador do Mundo),éumdosmeno­sde 20 quadros de Leonardo da Vinci existentes e o único em mãos privadas. A pintura de 66 centímetro­s data de cerca de 1500 e mostra Cristo envergando vestes de estilo renascenti­sta, com a mão direita levantada em bênção e a mão esquerda em baixo segurando uma esfera de cristal. A obra foi vendido pela leiloeira Christie’s, que não identifico­u o comprador.

Recordes dinamitado­s

Até agora o preço mais elevado algu- ma vez pago por uma peça de arte num leilão foi 152 milhões de euros, pelo quadro de Pablo Picasso Women ofalgiers (Version O), em maio de 2015, também nachristie’s,emnovaiorq­ue.jáopreço mais alto pago por qualquer peça de arte foi 253 milhões de euros, pelo quadro Willem de Kooning Interchang­e, vendido a particular­es em setembro de 2015 pela Fundação David Geffen.

Salvator Mundi, a nova obra recordista, pertencia ao rei Carlos I de Inglaterra em meados de 1600 e foi leiloado pelo filho do duque de Buckingham em 1763. Depois disso, o quadro desaparece­u até 1900, altura em que ressurgiu, tendo sido adquirido por um colecionad­or britânico. A obra foi vendida em 1958 e foi depois adquirida em 2005, seriamente danificada, por um consórcio de comerciant­es de arte que pagou menos de 10 mil dólares.

 ??  ??
 ??  ?? “Salvator Mundi” ainda agora se deu a conhecer e já entrou história na Arte
“Salvator Mundi” ainda agora se deu a conhecer e já entrou história na Arte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal