Destak

Dezenas de portuguese­s regressam das Caraíbas

Estado vai garantir que cidadãos nacionais voltam a Portugal. Tempestade faz mais vítimas na Flórida.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Já estão em marcha os preparativ­os para retirar de Saintbarth­élemy, Saint-martin e Guadalupe 42 portuguese­s residentes naquelas ilhas das Caraíbas, na sua maioria familiares de pessoas que lá trabalham – e que deverão manter-se nos território­s afetados. O Estado português vai fretar uma embarcação e depois enviar um C-130 para Guadalupe, a única ilha com um aeroporto funcional.

No âmbito da cooperação europeia, Portugal poderá transporta­r nesse voo cidadãos de outras nacionalid­ades. A ajuda do País estende-se tam- bém à cedência da Base das Lajes, onde vários aparelhos de outros países que vão prestar assistênci­a às vítimas têm aterrado para reabestece­r e descanso das tripulaçõe­s. Algo que se vai prolongar durante a semana.

Três dezenas de óbitos

À hora de fecho desta edição, o Irma tinha descido para o nível 3, passando a ser uma tempestade com ventos de 193 km/hora à medida que se deslocava para o norte da Flórida. Estado onde, à sua passagem, deixou mais três vítimas mortais e aproximada­mente dois milhões de pessoas sem eletricida­de.

No total, este furacão já provocou 30 óbitos (além dos 3 nos EUA, outros 27 nas Caraíbas). A boa notícia é que outro furacão, o Jose, tem vindo a desviar-se das zonas atingidas.

 ??  ??
 ??  ?? Devastação tem atingido níveis raramente vistos antes
Devastação tem atingido níveis raramente vistos antes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal