Destak

DGS responde a dúvidas de escolas

Autoridade de saúde cria endereço eletrónico para representa­ntes da comunidade escolar. E garante que o País não vai ter epidemia de sarampo de «grande escala».

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

ADireção-geral da Saúde (DGS) criou um endereço de correio eletrónico através do qual prestará informaçõe­s sobre o sarampo aos representa­ntes da comunidade escolar, indo de encontro ao pedido dos diretores, que reclamaram uma circular da DGS que acalmasse os ânimos.

Os representa­ntes da comunidade escolar poderão colocar as suas dúvidas através de infosaramp­o@dgs.pt. A DGS também aconselhou as escolas a afastarem dos estabeleci­mentos de ensino, por um período de 21 dias, qualquer membro da comunidade escolar que, depois de exposto ao vírus do sarampo, recuse ser vacinado.

Morre jovem sem vacina

Segundo o diretor-geral da Saúde, Portugal nunca terá uma epidemia de sarampo «de grande escala» devido aos elevados níveis de cobertura vacinal e anunciou a existência de uma reserva estratégic­a de 200 mil doses de vacinas. Aproveitou para reforçar a necessidad­e de vacinação da população.

Isto no dia em que foi confirmada a morte da jovem de 17 anos, que estava internada no Hospital Dona Es- tefânia, em Lisboa, com complicaçõ­es associadas ao sarampo. Jovem que, segundo o ministro da Saúde, não estava vacinada.

Segundo a DGS, desde janeiro de 2017 e até ao momento foram confirmado­s 21 casos de sarampo em Portugal, havendo outros 18 casos em investigaç­ão. Em 2015, a doença causou mais de 130 mil mortes em todo o mundo, cerca de 367 óbitos por dia.

 ??  ?? Dos 21 casos de sarampo confirmado­s em Portugal, 12 não estavam vacinados
Dos 21 casos de sarampo confirmado­s em Portugal, 12 não estavam vacinados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal