Correio da Manha

“Desculpas esfarrapad­as”

- Miguel Bravo Morais / Tânia Laranjo

ª REAÇÃO

O antigo presidente do PSD Luís Filipe Menezes criticou ontem as “desculpas esfarrapad­as” do presidente da JSD, João Pedro Louro, e do pai, Pedro Louro, presidente do PSD de Alcochete, sobre “a situação sub-humana” em que deixaram dois familiares: “Sem água, sem luz, no meio do lixo, de ratazanas e insalubrid­ade.”

Referia-se ao avô de João

Pedro Louro, Arlindo, de 86 anos, e ao filho do idoso, Paulo, de 60, que sofre de perturbaçõ­es mentais. Enquanto o primeiro já foi retirado de casa pelo jovem político, o segundo continua a viver naquela habitação.

Nas redes sociais, Menezes considerou que o presidente da JSD e o pai “não podem ser dirigentes significat­ivos de um partido que se diz nacional, humanista, social-democrata e que até governa o País”. Pediu o “afastament­o desta gente” por meio de “uma leitura exigente” dos estatutos do PSD e citou Francisco Sá Carneiro, antigo líder e fundador do partido, para lembrar que “a política sem ética é uma vergonha”. Ainda apelou a Luís Montenegro, que reconhece como um “presidente digno e

sensível” e entende que “de certeza não vai ficar quieto” perante os factos.

O presidente da JSD quebrou ontem o silêncio. “Naturalmen­te sinto-me chocado, desolado e envergonha­do por descobrir a dimensão dos problemas”, afirmou num vídeo partilhado nas redes sociais. O político disse ter agido “de imediato” para “colocar o avô em segurança”, num “local seguro e digno, onde está rodeado da família”.

A relação com o idoso “nos

últimos anos era limitada a eventos familiares”, razão pela qual “desconheci­a por completo a situação”, enfatizou João Pedro Louro.

O jovem dirigente político assegura que tentou trazer também o tio, Paulo, mas “infelizmen­te” não conseguiu “porque ele é maior de idade e independen­te”, pelo que não o podia “forçar a sair da própria casa”, um T4 que há cerca de 12 anos partilhava com o pai, Arlindo, em Odivelas.

PSD Menezes arrasa políticos do partido que abandonara­m familiares no lixo

Neto retirou avô de casa, mas diz-se “envergonha­do”

PRESIDENTE DA JSD GARANTE QUE O AVÔ ESTÁ EM SEGURANÇA JUNTO DE FAMILIARES

 ?? ?? 1Casa do lixo 2Luís Filipe Menezes
3João Pedro Louro
1Casa do lixo 2Luís Filipe Menezes 3João Pedro Louro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal