Correio da Manha

Novos contratos de arrendamen­to ainda mais caros

VALORES Rendas de novos contratos celebrados no 1.º trimestre deste ano registaram um novo aumento, de 9,4% ªCONCELHOS Todos os municípios com mais de 100 mil habitantes viram as novas rendas subir

- João Maltez

u Os valores das rendas de novos contratos de arrendamen­to celebrados no primeiro trimestre deste ano registaram uma nova subida, de 9,4%, para atingirem um custo mediano por metro quadrado de 6,74 euros, quando comparados com o mesmo período de 2022. Face aos números dos últimos três meses de 2022, o número de contratos caiu e houve um ligeiro abrandamen­to no

aumento das rendas, já que a variação homóloga então registada atingiu os 10,6%, revelou ontem o Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

Entre janeiro e março deste ano, e face a 2022, todos os 24 concelhos com mais de 100 mil habitantes registaram subidas nas rendas, com destaque para os municípios do Porto (subida de 22,1%), Lisboa (20,6%) e Barcelos (20,4%).

Tendo em conta os valores por metro quadrado praticados no período em análise, o custo das rendas situou-se acima do valor nacional nos principais centros urbanos, com maior evidência em Lisboa (14,50 euros), Cascais (13,09 euros), Oeiras (11,76 euros) e Porto (11,25).

Neste estudo do INE foram avaliados os 24 300 novos

contratos de arrendamen­to celebrados no País no primeiro trimestre, um decréscimo em comparação com o mesmo período de 2022 na ordem dos 1,7%, já que nesse período foram firmados 24 727 novos contratos de alojamento­s familiares.

Consideran­do a distribuiç­ão geográfica, as áreas metropolit­anas de Lisboa e do Porto concentrar­am 49,4% dos novos contratos de arrendamen­to, contra 49,7% nos últimos três meses de 2022.

LISBOA, CASCAIS, OEIRAS E PORTO TÊM OS VALORES POR METRO QUADRADO MAIS ELEVADOS DO PAÍS

 ?? ?? Quase metade dos novos contratos de arrendamen­to no 1.º trimestre foram celebrados na Grande Lisboa e no Grande Porto
Quase metade dos novos contratos de arrendamen­to no 1.º trimestre foram celebrados na Grande Lisboa e no Grande Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal