Correio da Manha

Guarda prisional ameaça com arma

CRIME Ameaçou funcionári­os do hospital e militares da GNR

- ANA ISABEL FONSECA

Um guarda prisional foi condenado a um ano e oito meses de pena suspensa por ameaçar funcionári­as do Hospital Privado de Paredes, onde a mãe estava internada com Covid-19, e militares da GNR. Também resistiu à detenção. Já em março deste ano, José António Reis Pedro foi demitido pelo diretor-geral dos Serviços Prisionais. O guarda já recorreu da decisão disciplina­r.

O caso remonta a 19 de novembro de 2020. Reis Pedro queria ver a mãe, mas as regras impostas não permitiam. A situação ficou descontrol­ada. “Quando vi a GNR a chegar eu apaguei. Saquei da arma, eu vi que eles estavam por cima dos carros também com as armas, apontei a eles todos e a mim como quem diz : eu mato-vos e mato-me a mim”, conta.

O guarda, de 61 anos, trabalhava na cadeia do Vale do Sousa e diz que foi demitido devido a perseguiçã­o relacionad­a com queixas que fez. Revela que em 2013 denunciou um chefe da prisão de Paços de Ferreira entretanto condenado a 13 anos e meio de cadeia por corrupção. Esse chefe queria visitar um preso que tinha sido transferid­o para a cadeia onde Reis Pedro trabalhava. “Perguntei ao recluso se queria receber a visita e ele começou a chorar, a dizer

José Reis Pedro

que estava lá por causa do chefe, que ele lhe extorquiu dinheiro e muitas coisas.”

Já na altura da pandemia, Reis Pedro queixou-se da falta de condições na Cadeia do Vale do Sousa, nomeadamen­te do fecho da enfermaria às 20h00. “Aí foi o fim. Estavam à espera que cometesse um erro para me fazerem isto. Sei que errei, estou arrependid­o, mas isto foi fora de serviço. Ao longo de mais de 30 anos tive sempre um comportame­nto exemplar”, defende.

Ao CM, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais diz que não comenta decisões disciplina­res e recusa reagir às acusações de perseguiçã­o.n

CASAL INTOXICADO

Um homem de 25 anos e a companheir­a, de 24, foram ontem levados ao Hospital de São José, Lisboa, por inalação de fumos. Um incêndio atingiu a cozinha da casa onde residem, deixando-a inabitável.

FESTIVAL AÉREO

A Força Aérea anunciou ontem que, no âmbito das comemoraçõ­es dos seus 70 anos, irá realizar um festival aéreo, no dia 3 de julho, na Base Aérea N.º 11, em Beja. O programa será divulgado em breve.

CONDENADO A PENA SUSPENSA E DESPEDIDO DOS SERVIÇOS PRISIONAIS

 ?? ?? afirma ter sido perseguido pelos Serviços Prisionais
afirma ter sido perseguido pelos Serviços Prisionais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal