Correio da Manha

ECONOMIA: PANDEMIA.

PANDEMIA É preciso recuar 22 anos para encontrar um número tão baixo de voos em Portugal AEROPORTOS Menos 69% de passageiro­s desembarca­ram no País o ano passado até novembro

- RAQUEL OLIVEIRA

A NAV PORTUGAL CONTROLOU 345 MIL VOOS NO ANO PASSADO, O PIOR REGISTO VERIFICADO DESDE 1998.

ANAV Portugal controlou 345 mil voos no espaço aéreo português, durante todo o ano passado, o pior registo desde 1998. O número de passageiro­s desembarca­dos nos aeroportos nacionais reflete esta forte redução do movimento aéreo devido à pandemia registando, até novembro, uma queda de 69%, segundo o Instituto Nacional de Estatístic­a.

“Nunca ninguém julgou ser possível que a aviação chegasse à quase total imobilidad­e. Adaptar a operação às condiciona­ntes da pandemia e, em

AEROPORTO DE FARO PERDEU MAIS DE 75% DOS SEUS PASSAGEIRO­S

simultâneo, às exigências inadiáveis de transporte de material médico, voos de emergência e centenas de voos de repatriame­nto para vários países europeus, foi um dos maiores desafios que a NAV alguma vez enfrentou”, garante Manuel Teixeira Rolo, presidente daquela entidade.

Segundo uma análise do INE, divulgada ontem, entre janeiro e novembro de 2020 aterraram nos aeroportos nacionais 93,4 mil aeronaves em voos comerciais, que movimentar­am 17,4 milhões de passageiro­s, o que representa uma queda de 69% face ao período homólogo de 2019.

O Aeroporto de Lisboa movimentou cerca de metade do total de passageiro­s (8,7 milhões) e registou um decréscimo de 69,8%. Consideran­do os três aeroportos com maior tráfego de passageiro­s, o Aeroporto de Faro evidenciou o maior decréscimo do número de passageiro­s (75,4%). França, Reino Unido e Alemanha foram os principais países de origem dos passageiro­s desembarca­dos em Portugal.

Também o movimento de carga e correio aéreo caiu até novembro, fixando-se numa diminuição de 31%, atingindo 131,9 mil toneladas, ainda segundo o INE.

 ??  ?? Aeroporto de Lisboa movimentou cerca de metade do total de passageiro­s até novembro, quase nove milhões
Aeroporto de Lisboa movimentou cerca de metade do total de passageiro­s até novembro, quase nove milhões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal