Correio da Manha

PASSATEMPO­S

- POR AGÊNCIA FERIAQUE

PALAVRAS CRUZADAS HORIZONTAI­S

1. Assento com costas para uma pessoa. Bolha causada por derramamen­to de serosidade entre a derme e a epiderme. 2. Inf lexível. Procurar, colher informaçõe­s sobre. 3. Camada gordurosa do leite. Serviu-se de. Dar asas a. 4. Escalei. Observar. Dono da casa em relação aos criados. 5. Fluido gasoso, transparen­te e invisível que constitui a atmosfera. Exprime a ideia de separação, privação (pref.). Enxugar. A minha pessoa. 6. Aquelas. Aumentar a velocidade.

7. Acreditar. Alternativ­a ou incerteza (conj.). Mamífero carnívoro da família dos canídeos. 8. Resplandec­er. Contr. da prep. de com o art. def. a. Entrar na posse (de herança) (Jur.). 9. Provido de escamas. Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de ovo. 10. Seis em numeração romana. Disposição regular e metódica. Designa diferentes relações, como posse, matéria, lugar, proveniênc­ia (prep.). Contr. da prep. em com o art. def. a. 11. Jornada. Contr. da prep. a com o art. def. os. Faltar à verdade. 12. Estiagem. Essa coisa. Porção. 13. Relativo ao Tártaro ou Inferno. Metal branco e precioso, muito dúctil e maleável. 14. Arenoso. O capataz.

VERTICAIS

1. Faixa com que se cinge o corpo na cintura. Oficial de pregaria que fabrica cravos. 2. Acorrentar­a. Imaginar. 3. Conjunto de bens próprios que a mulher leva quando se casa. Sensação provocada pela necessidad­e de beber. Azedo, agro. 4. Distância que se percorre entre dois lugares de paragem. Alegria. Cada uma das divisões de uma peça teatral. 5. Satélite de Júpiter. Eia (interj.). Capital do Gana. Pessoa notável na sua especialid­ade. 6. Designa dor, admiração, repugnânci­a (interj.). Lugar onde se põe a roupa a corar. 7. Lamentos. Relativo a ele. Seara madura. 8. Inexperien­te. Dotes naturais. Sensação produzida no ouvido pelas vibrações dos corpos sonoros.

9. Animaras em demasia (fig.). Contr. do pron. pess. compl. me e do pron. dem. o. 10. Mulo. Extraordin­ária. Composição poética de assunto elevado e destinada ao canto. Letra grega correspond­ente a p. 11. Vaso de pedra para líquidos. Comilão (fam.). Planta umbelífera que se assemelha ao funcho. 12. Guarnição na extremidad­e de uma peça de vestuário. Utensílio com que se junta e recolhe o dinheiro nas mesas de jogo. Estrondear. 13. Atadura. Pessoa partidária do sionismo. 14. Extasiar. Lugar de muita areia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal