Correio da Manhã Weekend

O cunhado, o cronista nonagenári­o e a Rainha

NÃO FOI SÓ O LIVRO `LETIZIA Y YO' DE JAIME PEÑAFIEL, COM OS CONTRITOS INSINUANTE­S DO EX-CUNHADO, COM QUEM SUPOSTAMEN­TE A EX-JORNALISTA SE TERÁ ENVOLVIDO. A GOTA DE ÁGUA FOI A ENTREVISTA NO YOUTUBE. PEÑAFIEL FOI DEMITIDO DEPOIS DE DÉCADAS NO `EL MUNDO'

-

Sentados nas espreguiça- deiras, um em frente ao outro, olhámo-nos longa-

mente e em silêncio, antes de a ouvir dizer: ‘Amo- -te tanto.’ Eu respondi o que sentia: ‘Eu também...’ (Não dizíamos tal coisa desde 20 de maio de 2004, no El Latigazo, um restau- rante próximo da Zarzue- la). Junto à piscina demos um daqueles beijos que fazem parar o tempo e nessa noite continuámo­s a rela- ção interrompi­da. O amor esteve sempre presente, desde a primeira viagem a Veneza, em 2002”, pala- vras de Jaime del Burgo, um empresário de 53 anos, que gosta de andar enfei- tado com pashminas ao pescoço. A companheir­a de Del Burgo no episódio da espreguiça­deira - e, segun- do insinua, também noutras ocasiões –, é a Rainha de Espanha, irmã da mulher com quem foi casado quatro anos, Telma Ortiz.

Del Burgo saltou para a berlinda quando publicou no ano passado, na sua conta na rede social X (ex-Twitter), uma imagem supostamen­te tirada por Letizia com um telemóvel, em frente a um espelho de casa de banho, onde aparece grávida, com uma pashmina preta ao pescoço. A acompanhar a ‘selfie’, a le- genda: “Amor, estou com a tua pashmina. Ela prote- ge-me, cuida de mim.”

As declaraçõe­s e a foto- grafia foram apagadas da rede social, sem ser possí- vel, por exemplo, escruti- nar a veracidade da imagem –, mas Del Burgo continuou a postar, desen- freadament­e. “Foi um erro apagar as ‘postagens’. Por isso, hoje decidi recuperar as mais importante­s. O silêncio da imprensa espanhola? Isso prova que a Espanha é um sultanato. Mas, pensando bem e observando os leitores reais, entendo mais disto depois de 12 anos, e pergunto-me o que é a imprensa? Boa noite. Outra madrugada, mais”, acrescento­u em X @JaimeDelBu­rgo, quando a família real festejava o juramento da Constituiç­ão pela princesa Leonor, herdeira do trono espanhol, que completava 18 anos de idade. “Não mudo nem uma vírgula dos meus posts apagados. Agradeço as mensagens daqueles que entenderam que teria as minhas razões. Não guardo rancor daqueles que me ameaçaram de morte. Não me sinto orgulhoso. Mas a verdade é o que é. Eu reconheço apenas um rei, ele está no céu e chama-se Jesus de Nazaré. Ele me julgará.”

O primeiro a tê-lo por bom foi, no entanto, o decano dos colunistas do social em Espanha – e talvez no mundo –, o nonagenári­o Jaime Peñafiel, que incluiu declaraçõe­s do presumível ex-amante da Rainha no seu último livro,

“Letizia não tem apenas uma relação com David Tejera, está grávida dele. Troca-o pelo príncipe depois de abortar”

Jaime Peñafiel

No polémico livro `Letizia y Yo'

publicado em dezembro , intitulado ‘Letizia Y Yo’ (Arcopress Editorial).

A imprensa cor-de-rosa escreveu que depois do lan- çamento a Rainha voltou a fumar, o que é natural. Até porque, em tempo de redes sociais, o livro, que é um ‘pot-pourri’ de factos bio- gráficos já revelados, com suspeitas, algumas des- mentidas páginas adiante, e as declaraçõe­s veneno- sas do cunhado, é o menor dos problemas de Letizia. As supostas revelações não param: “Da questão do di- vórcio, das meninas, pro- curámos assessoria jurídi- ca, vimos juntos uma casa na Flórida [Madrid] junto à Zarzuela para vivermos quando estivéssem­os em Espanha, mas considerá- mos Nova Iorque como a melhor opção de residên- cia permanente. A ideia de termos um filho nosso por barriga de aluguer, em Los Angeles, Letizia deu-ma quando estávamos no [hotel] La Terre Blanch”, escreveu ainda no X (ex- -Twitter), onde é seguido por milhares.

Com a dimensão das acusações, em Espanha debate-se se Letizia, 51 anos, deverá continuar a remeter-se ao silêncio discreto das rainhas doutros tempos. Mas não fica por aqui...

O cunhado e o cronista

Jaime del Burgo Azpíroz é filho de Jaime Ignacio del Burgo, antigo presidente da Comunidade de Navarra e deputado do Partido Popular durante 28 anos, mas a fama nacional, aqui ao lado, ganhou-a quando iniciou a relação com Telma Ortiz, em março de 2012. Casaram-se dois meses depois, a 11 de maio, no Mosteiro de Leyre (Navarra) e, desde o primeiro momento, o marido parecia disposto a não passar pelos pingos da chuva da exposição pública. Ao con- trário dela, que em 2008 apresentou um processo contra 57 meios de comu- nicação social por “insu- portável e permanente assédio da imprensa”, pedin- do a proibição de “captar, publicar, distribuir, difun- dir, transmitir ou reproduzir” imagens. Nunca lidou bem com a fama que lhe trouxe o casamento de princesa da irmã, em 2004, mas perdeu o processo.

Pouco tempo depois, Tel- ma conheceu o advogado e empresário basco, amigo e (presumível) namorado de juventude da sua irmã, Letizia. Segundo Jaime Del Burgo, o relacionam­ento com Letizia foi reatado, com esta já casada com o herdeiro da coroa. Aos 53 anos, aquele que se apresenta como empresário tem a sua atividade profission­al dispersa por negócios online de compra e venda de imóveis, questões de segurança e venda de produtos gourmet.

Como já referimos, em dezembro último entrou em cena nesta intriga na Zarzuela outro Jaime, mas de 91 anos. É especializ­ado em monarquia, com décadas de trabalho e crónica semanal no ‘El Mundo’ há mais de 20 anos. Jaime Peñafiel já tinha escrito um livro sobre a atual rainha em 2006, também não muito abonatório para com a plebleia que sucedeu como Rainha consorte no trono de Espanha à filha do rei Paulo I da Grécia, a sofrida Sofia, sempre assolada pelas infidelida­des do marido Juan Carlos, autoexilad­o nos Emirados Árabes Unidos.

Peñafiel foi demitido esta semana, depois de uma entrevista no YouTube, em que contou o que não quis que o livro revelasse (a ser verdade): “As minhas fontes dizem que Letizia teve problemas para engravidar. Sei por outras fontes que ela ia para Valência, onde estava a ser tratada por problemas genéticos. Segundo as minhas fontes, a sua irmã Erika deu os seus óvulos a Letizia para que esta pudesse engravidar. Não é mau, nem estranho, nem censurável. Aparenteme­nte, é por isso que Erika tinha uma paixão pelas filhas de Letizia, porque eram suas meias filhas. A paixão de Erika era tão grande que Letizia a proibiu de ir à Zarzuela e de se

“Segundo as minhas fontes, a irmã Erika deu os seus óvulos a Letizia”

Jaime Peñafiel Colunista do social, na entrevista no YouTube que o `tramou'

aproximar daquelas rapa- rigas. E foi essa a razão pela qual a Erika se suicidou. É o que me dizem as minhas fontes”, contou referindo- -se à outra irmã da Rainha, a que se deu à morte em 2007, aos 31 anos de idade.

Estas declaraçõe­s ao canal ‘La Reunión Secreta’, jun- tamente com o livro, pro- vocaram uma onda de apoio à Rainha. Segundo o ‘Confidenci­al Digital’, a decisão da direção do ‘El Mundo’ foi tomada há me- ses, por razões orçamen- tais, embora admitam que o podcast “não lhes agra- dou nada”.

A jornalista Pilar Eyre - veterana também nos temas da monarquia e igualmente com vários livros publicados – apareceu no programa ‘Tot es Mou’, da TV3, para falar sobre o caso que assola a Zarzuela: “Não sabem o que fazer. Têm reuniões constantes. O casamento é fraco. Se a Zarzuela não a apoiar, Letizia fica numa posição fraca”, disse a colunista, revelando que a Casa Real está a considerar opções como “processos judiciais, Letizia sair para dar uma entrevista, ela falar num evento...”

Eyre é uma das que põem em causa a credibilid­ade das acusaçõesd­ePeñafiel;e aponta a origem delas: “São embustes que andam por aí há anos. Intoxicam aqueles de nós que escrevem para ver se mordem. No outro dia, tentaram enganar-me com um número de telefone falso e eu desliguei o telefone. Há um grupo de pessoas que está a insistir nisto, enviando vídeos, compilando dados falsos... São monárquico­s próximos de Don Juan Carlos”, afirma.

Depois de dias desapareci­do, Jaime Peñafiel interrompe­u o seu silêncio para admitir, com sinceridad­e desarmante, a uma jornalista de ‘A Semana’, aquilo que até em castelhano se percebe: “Me jodí de muchísimo pero no me arrepiento.”

“Há um grupo de pessoas que está a insistir nisto, enviando vídeos, compilando dados falsos...”

Pilar Eyre

Colunista

 ?? ??
 ?? ?? A Rainha de origem plebeia, que foi jornalista e divorciada, teve várias relações amorosas ao longo da vida. Os mais conservado­res não esquecem
A Rainha de origem plebeia, que foi jornalista e divorciada, teve várias relações amorosas ao longo da vida. Os mais conservado­res não esquecem
 ?? ?? Telma foi casada com Jaime Del Burgo. Letizia tinha ainda outra irmã, que se suicidou
Telma foi casada com Jaime Del Burgo. Letizia tinha ainda outra irmã, que se suicidou
 ?? ?? A felicidade com a chegada de Leonor à maioridade foi esquecida
A felicidade com a chegada de Leonor à maioridade foi esquecida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal