Correio da Manhã Weekend

Jara e a memória do Chile

- JOSÉ JORGE LETRIA, ESCRITOR TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

Anotícia da morte aos 96 anos da ex-bailarina inglesa Joan Jara, viúva do cantor Victor

Jara, assassinad­o a tiro por militares de Pinochet no Estádio Nacional do Chile, poucos dias depois do golpe de 11 de setembro de 1973, permite falar de uma mulher que nunca desistiu de exigir a condenação dos assassinos do marido, tendo chegado ao ponto de identifica­r como assassino Pedro Barrientos, entretanto radicado na Flórida e por fim condenado a pagar uma indemnizaç­ão à família de Victor Jara.

O golpe que derrubou Salvador Allende e o governo da Unidade Popular surpreende­u o cantor e a sua mulher, nascida em Londres em 1927. Victor Jara, famoso cantor ligado ao Partido Comunista, foi imediatame­nte detido e transporta­do com algemas para o estádio nacional em Santiago do Chile, onde acabou por ser executado a tiro.

Joan Jara esteve primeiro casada com o coreógrafo chileno Patricio Bunster. Após a execução de Jara conseguiu regressar a Londres, mas nunca desistiu de lutar pela identifica­ção e condenação dos assassinos.

Após o golpe, publiquei, ainda antes do 25 de Abril, o livro ‘O Canto Arma de Victor Jara’ (Edição República), que acabou por chegar às suas mãos. Ela enviou-me uma comovida carta de agradecime­nto.

O golpe de 11 de Setembro provocou um profundo choque político na população portuguesa e terá sido fundamenta­l para unir e mobilizar os oficiais portuguese­s que viriam a criar o MFA.

Recuperada a vida democrátic­a no Chile, Joan Jara recebeu uma importante condecoraç­ão nacional.

O golpe de Pinochet esteve sempre presente na intervençã­o cultural e política dos cantores portuguese­s que, logo após o 25 de Abril, receberiam em Lisboa os grupos Quilapayun e Inti-Illimani, os mais importante­s da música popular chilena, e viram nascer em Coimbra a Brigada Victor Jara.

Joan Jara nunca desistiu de exigir a condenação dos assassinos do marido

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal