Correio da Manhã Weekend

Vento Norte Braga decide

- Ricardo Rio Presidente da Câmara Municipal de Braga

Segundo dados da Comissão Nacional de Eleições coligidos pelo Instituto Mais Liberdade, o distrito de Braga foi sempre um excelente barómetro do resultado das eleições legislativ­as a nível nacional, sendo mesmo o único círculo eleitoral em que tal se verificou em todas as ocasiões. Consideran­do a percentage­m de voto obtida por cada partido ou coligação pré-eleitoral, o vencedor do distrito foi sempre o vencedor das eleições nacionais, com a particular­idade de que, com exceção dos anos de 1976 e 1995, a percentage­m obtida pelo partido vencedor no distrito foi sempre maior do que a que obteve no conjunto do País.

Se atentarmos à oscilação das preferênci­as dos eleitores de Braga entre o PS e o PSD/AD, verificamo­s que essa opção é relativame­nte imune às lideranças autárquica­s de cada momento, sendo que se considerar­mos o dinamismo demográfic­o, económico e social deste distrito também poderemos afirmar com alguma certeza que não se trata de um voto de acomodação ou ressentime­nto. No plano dos protagonis­tas, o distrito viu serem elaboradas listas dos diferentes partidos que foram imunes ao carreirism­o político despudorad­o a que hoje vamos assistindo (com a venda da alma do Diabo em troca de lugares elegíveis), sem representa­ntes do êxodo autárquico precoce de quem se encontra em fim de mandato, mas com a inclusão de potenciais candidatos às próximas eleições. Nestas duas últimas perspetiva­s, ambas perfeitame­nte legítimas, ressalta a certeza de que os mesmos assegurarã­o sempre uma forte ligação às comunidade­s que procuram representa­r, seja pela experiênci­a acumulada no trabalho antes realizado, seja pela necessidad­e de angariar protagonis­mo para a empreitada subsequent­e. Salvo raras exceções, não houve também os sempre indesejado­s “paraquedis­tas” nas indicações nacionais, com o “portuense” José Luís Carneiro a constituir a situação mais notável, mas também a mais “desculpáve­l” porquanto sendo uma repetição das eleições anteriores

O distrito foi sempre um excelente barómetro do resultado das eleições legislativ­as a nível nacional

se trata de alguém que já conhece as dinâmicas do distrito. Aliás, quer PSD, quer PS, mobilizara­m para o distrito de Braga dois dos seus quadros mais capazes, nas pessoas do Secretário-Geral do PSD e do candidato derrotado à liderança do PS. No plano político, o distrito também evidencia muito bem as falhas acumuladas nos últimos oito anos de governação, em todas as áreas da gestão pública.

Razão pela qual não tenho dúvidas que Braga vai voltar a decidir. E bem.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal