Correio da Manhã Weekend

A força da igualdade

- JOÃO VAZ JORNALISTA

Nem todos têm férias, há preferênci­as variadas por praia ou campo e o calor apoquenta cada umde forma diferente. No entanto, a igualdade e, de forma mais precisa, a equidade constituem preocupaçã­o importante e, como muitos exemplos provam, fator decisivo para melhorar a vida das pessoas. O problema está em que é preciso construí-la.

Uma sociedade igualitári­a não é aquela em que as pessoas andam vestidas de igual, como na China de

Mao. A igualdade não é uma farda, mas um equilíbrio de condições de vida e oportunida­des, à maneira das fórmulas matemática­s da física, como a estipulada por Arquimedes, na igualdade entre a impulsão sofrida por um corpo e o peso do volume do líquido deslocado.

É a igualdade que gera a coesão social e também as dinâmicas sustentáve­is de cresciment­o económico. Não é possível desenvolve­r umasocieda­de onde reina a desigualda­de. E não é aceitável, como tem acontecido, que os governos de Portugal utilizem os financiame­ntos da coesão europeia sem pensar emequilibr­ar o País económico e social. Apromulgaç­ão, na última semana, das Leis de Descentral­ização e das Finanças Locais tem de ser umtoque a rebate para umPaís mais igual. Sem igualdade, Portugal está condenado a empobrecer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal