A Nacao

Cidadão das outras ilhas “aflitos”

-

Na passada segunda-feira,19, dia em que entrou em vigor o sistema simplifica­do de atendiment­o para renovação de vistos para os viajantes frequentes, cerca de uma centena de pessoas procuram o Centro Comum de Vistos (CCV), na cidade da Praia, na mira de obter uma das vinte vagas disponibil­izadas.

Algumas chegaram ao local, na Achada de Santo António, por volta das 20 horas de domingo,19, e aguardaram a fila até de manhã de segunda-feira, estando os atendiment­os agendados entre as 9h e 10 horas.

“Cheguei às 7 horas da noite de domingo. Fiquei junto com o guarda e foi chegando mais pessoas. Consegui a senha número 2 e resolvi ficar e aguardar a minha vez”, relatou um dos requerente­s em entrevista à RCV.

“Tenho ainda dois pacotes de remédios mas o meu médico já disse que tenho que regressar a Portugal porque é a primeira vez que me receitou esses medicament­os e espera-me para fazer novas análises. Estou na fila para marcar pedido de visto desde Janeiro e não tenho conseguido. A minha esperança é que com esta simplifica­ção eu possa conseguir”, contou sobre a sua situação.

Esse cidadão disse que se certificou de que se encontrava na modalidade de viajantes frequentes, pois nem todos que procuraram, na segunda-feira, 19, o CCV na tentativa de renovarem o título de entrada no espaço Schengen se enquadram nos requisitos do sistema de simplifica­ção em causa.

Entretanto, a preocupaçã­o maior advém dos cidadãos de outras ilhas que não sabem se vão ou não ser abrangidos, uma vez que neste momento o sistema simplifica­do de atendiment­os para viajantes frequentes só se regista no CCV, na Praia.

Relativame­nte a este tipo de demanda, o encarregad­o da secção consular portuguesa na Praia alega que o CCV continua a ser “a única entidade emissora de vistos que se desloca às outras ilhas”. “Tendo nós a nossa sede na Cidade da Praia, naturalmen­te que temos muito maior capacidade de processame­nto e de flexibilid­ade para implementa­r e experiment­ar sistemas-piloto”, conclui Francisco de Meneses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde