PlayStation (Brazil)

A E3 DOS SONHOS

-

Étriste lembrar que não teremos E3 este ano. E mesmo sem a pandemia talvez não houvesse E3. O evento tem caído em público e relevância nos últimos três anos, e a ESA, associação da indústria de games, não sabe como reverter a situação. Até as conferênci­as das empresas, na qual rolam a grande maioria das novidades, não fazem parte do evento em si e se distanciam cada vez mais da E3 – a Sony não participou em 2019 e não iria participar em 2020.

Mas podemos nos lembrar de um tempo não tão distante, há cinco anos, em que as coisas ainda eram diferentes. Foi uma E3 especial em que todas empresas mandaram bem, e o PlayStatio­n fez um show que entrou para a história. Chamada de "a E3 dos sonhos" por muita gente ao final da conferênci­a da Sony, até hoje ficamos impression­ados ao ver a lista absurda de anúncios.

Vamos tirar o principal da frente: foi nesse evento que The Last Guardian voltou das cinzas com data de lançamento (e foi lançado em 2016). Shenmue III, outro jogo que ninguém achava que existiria algum dia, teve sua campanha de Kickstarte­r revelada. E o maior anúncio de todos: Final Fantasy VII Remake. Esse parecia um sonho. Não fazia sentido, não havia como um jogo tão enorme do PS1 ser refeito com a qualidade do PS4. Mas ele foi anunciado. As compilaçõe­s de horas de duração com gente chorando ao ver o anúncio ainda estão no YouTube. Rever o momento onde todo mundo segura a respiração por um instante antes de a palavra "REMAKE" aparecer no final do vídeo, confirmand­o que aquilo estava mesmo acontecend­o, ainda faz bater uma sensação boa no peito.

Esses três anúncios que roubaram o show ofuscam uma conferênci­a com altíssima qualidade espalhada por toda parte. Logo depois de The Last Guardian iniciar os trabalhos, Hermen Hulst subiu ao palco para anunciar Horizon: Zero Dawn, que se tornou um dos grandes jogos de mundo aberto do PS4. Depois dele veio, a revelação do novo Hitman, um dos melhores jogos de 2016 e que revitalizo­u uma grande franquia. A expansão The Taken King salvou Destiny do fracasso ainda em 2015. Uncharted 4 teve uma demo ao vivo para encerrar, tão ao vivo que o controle até falhou no início e tiveram que recomeçar o teste. E, especifica­mente para o fã de PlayStatio­n, houve o anúncio de que o PS4 se tornava o console oficial de Call of Duty nessa geração.

Em retrospect­o, não foi uma noite completame­nte perfeita.

No Man’s Sky teve mais uma demonstraç­ão que a gente aqui na redação sempre duvidou, mas não fazíamos ideia de que tudo nela foi uma grande mentira e Sean Murray nem passou perto de entrar em um planeta "aleatório". E ainda teve o momento perfeito para correr até o banheiro enquanto Andrew House (que saudade) falava sobre serviços de streaming para o mercado americano. Faz parte do show.

No ano seguinte a Sony seguiu forte com outra conferênci­a excelente, com God of War, a volta de Hideo Kojima, Homem-Aranha e a data do PSVR, com um novo formato para o show, mas focado em mais trailers e menos em discursos. Mas essa de 2015 será para sempre lembrada como uma das mais impactante­s da indústria e a última do formato tradiciona­l, que talvez nunca mais veremos. Se for assim, ao menos nos restarão grandes lembranças.

FFVII REMAKE, SHENMUE 3 E LAST GUARDIAN ERAM LENDAS DA E3. O PÚBLICO FICOU EM CHOQUE QUANDO OS TRÊS SURGIRAM JUNTOS EM 2015

 ??  ?? Fãs literalmen­te choraram em vídeos no YouTube na revelação de FFVII Remake
Fãs literalmen­te choraram em vídeos no YouTube na revelação de FFVII Remake

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil